Como evitar os sintomas da menopausa

Infelizmente, nenhuma mulher consegue fugir da menopausa. Esse período, que chega para a maioria das mulheres por volta dos 40 anos, é caracterizado por alguns sintomas desagradáveis como as famosas ondas de calor, irritabilidade, alterações no humor, lapsos de memória, dores de cabeça, fadiga, insônia e mal-estar generalizado. Esses sintomas acometem cerca de 80% das mulheres.

Buscando reduzir esses sintomas, muitas mulheres acabam recorrendo a tratamentos hormonais. Porém, além desses tratamentos, há outras formas de evitar os sintomas da menopausa. Mudar os hábitos alimentares, por exemplo, costuma ajudar.

Assim que a mulher começa a perceber esses sintomas, ela pode passar a tomar alguns cuidados e se preparar para que seu corpo não sofra tanto com os sintomas da menopausa. A mulher deve, acima de tudo, ser proativa em relação à saúde e não se limitar a simplesmente deixar que a transição aconteça. Você não pode fugir da menopausa, mas pode trilhar passos que busquem minimizar os efeitos colaterais que acompanham esse período da sua vida.

Reposição hormonal

Embora esse seja o tratamento escolhido pela maioria das mulheres, antes de tomar qualquer decisão, é importantíssimo que você converse com seu ginecologista para que ele avalie a real necessidade de reposição hormonal. Cada organismo reage de um jeito no período da menopausa e, por isso, cada mulher deve ser tratada de forma única.

A terapia hormonal na menopausa pode trazer benefícios e riscos. Dependendo do caso, a terapia não é recomendada. Já em algumas situações, ela é indispensável.

Alimentação equilibrada

Durante toda a vida, ouvimos como uma alimentação equilibrada é importante. Talvez não tenhamos tanta certeza disso até que chega a menopausa. Porém, não devemos esperar até a meia-idade para adotar uma boa alimentação.

Toda mulher, a partir dos 30 anos, já deve começar a se preocupar com o cardápio. Os alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 e fibras, além de protegerem contra doenças cardíacas e manterem a saúde do intestino, ajudam a aliviar as ondas de calor que as mulheres sofrem durante a menopausa.

Como o risco de osteoporose aumenta durante a menopausa, o consumo adequado de cálcio também é essencial.

Como evitar os sintomas da menopausa

Uma alimentação equilibrada pode diminuir os sintomas desagradáveis da menopausa

Exercícios físicos

Da mesma forma que sabemos da importância de uma alimentação equilibrada, também sabemos que praticar exercícios físicos é indispensável para uma vida longa e saudável. Esses benefícios se estendem até o período da menopausa.

Estudos mostraram que praticar uma hora de exercícios físicos todos os dias podem diminuir pela metade os sintomas desagradáveis da menopausa. Porém, funciona da mesma forma que a alimentação: não espere chegar até a meia-idade para começar. Quanto antes, melhor. Seu corpo agradecerá – e sua mente também.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Como evitar os sintomas da menopausa