Como Fazer Xaropes Caseiros?

Quando estamos com tosse ou dor de garganta, é muito comum que alguém recomende uma receitinha de xarope caseiro. Eles são bons porque ajudam a limpar as vias respiratórias cheia de catarro. Além disso, podem contar com as propriedades medicinais das plantas.

Fazer xarope em casa não é difícil, desde que você conheça as plantas a serem utilizadas e o processo de preparo. Existe uma receita geral que serve para qualquer xarope. Compartilhamos essas informações com você, além de uma lista com os benefícios das plantas mais usadas.

Plantas Medicinais Mais Usadas

Alcaçuz: serve para combater a tosse crônica e a bronquite.

Alecrim: combate a gripe, a tosse e a asma.

Assa Peixe: é uma planta medicinal bastante versátil, sendo capaz de combater gripes, bronquites e outras doenças respiratórias.

Avenca: é indicada para tratar problemas respiratórios como a tosse com catarro e a bronquite.

Borragem: é altamente expectorante, favorecendo a eliminação do catarro.

Cardo Santo: é um excelente expectorante natural, além de ter efeito antisséptico.

Erva Doce: também ajuda na expectoração, além de trazer outros benefícios para o funcionamento do organismo.

Eucalipto: age como expectorante, antiasmático e balsâmico, sendo indicado para tratar a tosse. a sinusite e a bronquite.

Guaco: uma das plantas mais conhecidas para aliviar doenças respiratórias, com eficácia comprovada cientificamente.

Ipê Roxo: a casca da árvore é amplamente usada na medicina popular devido às propriedades analgésicas e antibióticas.

Laranjeira: as folhas ajudam a melhorar gripes e resfriados.

Malva: é expectorante e emoliente, servindo para tratar a tosse.

Xarope Caseiro

Xarope Caseiro

Como Fazer o Xarope Caseiro?

Para fazer o xarope com qualquer uma das plantas acima você precisará fazer, primeiramente, um chá com elas. No caso das flores e folhas, o processo é uma infusão com água quente, que deve ser derramada sobre a erva e depois deixada para descansar. Já para sementes e cascas, é preciso fazer uma decocção, ou seja, deixar a planta cozinhar na água por alguns minutos.

A medida ideal é:

  • 500 ml de chá
  • 500 ml mel puro ou 500 g de açúcar

Outra dica importante é usar açúcar não refinado. O melhor é o mascavo ou mesmo a rapadura ralada.

Coloque o chá da planta em uma panela grande e acrescente o mel ou o açúcar. Com o fogo baixo, deixe cozinhando até engrossar e ficar com a consistência de um xarope (ele engrossará mais um pouco depois de frio).

Depois que a mistura esfriar, basta guardar em vidros esterilizados. Para tanto, coloque os vidros no forno por cerca de 20 minutos. Eles deve ser muito bem tampados. Se o xarope for bem armazenado, durará até 3 meses.

Como Tomar o Xarope?

A posologia é de 5 ml a 10 ml de xarope 3 vezes ao dia. Essa quantidade, no entanto, deve ser menor para crianças e idosos. Eles devem tomar 1/2 dose por vez. Se os sintomas persistirem, é fundamental procurar um médico para averiguar se existe algum problema e indicar o melhor tratamento.

Importante: diabéticos não podem fazer uso de xaropes doces. Para essas pessoas, o mais recomendado é o chá puro feito com as plantas medicinais.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Como Fazer Xaropes Caseiros?