Como Usar Anticoncepcional?

O uso do anticoncepcional é muito comum em mulheres adultas. O medicamento, usado para evitar a gravidez, também pode ter diversas funções como: regulação do ciclo menstrual, redução das cólicas, controle dos sintomas do ovário policístico, dentre outras. No entanto, para que a pílula funcione adequadamente é fundamental que seu uso seja feito corretamente.

Por isso, hoje explicaremos mais sobre a utilização dos anticoncepcionais.

Como escolher um anticoncepcional?

A pílula que funciona muito bem para a sua amiga pode não ser assim tão boa para você. Por isso, a escolha do anticoncepcional deve ser feita em conjunto com o seu ginecologista. O médico levará em conta o quadro apresentado por cada paciente para decidir o método mais indicado.

Hoje em dia existem não só as pílulas como também injeções e até adesivos que liberam a carga hormonal durante determinado período. Além disso, os anticoncepcionais possuem diferentes cargas hormonais, que podem interferir, e muito, no modo como o organismo se adapta ao medicamento. Tudo isso deve ser pensado para que a escolha seja realmente boa para aquela mulher.

Anticoncepcional

As próprias cartelas ajudam na utilização da pílula

Como começar a tomar?

Após escolher a pílula mais adequada ao seu perfil, é preciso dar início ao tratamento. O ideal é comprar a cartela do anticoncepcional e aguardar até a chegada da menstruação.

O primeiro comprimido da cartela deve ser tomado no primeiro dia do ciclo menstrual.

Depois disso, a usuário deve tomar uma pílula por dia, até que a cartela termine. A maior parte dos anticoncepcional tem uma interrupção na utilização durante alguns dias para que a mulher possa menstruar.

Após o fim do intervalo, uma nova cartela deve ser iniciada, independente da menstruação ter terminado ou não.

Como tomar o anticoncepcional?

A pílula anticoncepcional deve ser tomada diariamente no mesmo horário. Qualquer atraso em relação à hora de uso pode interferir na eficácia do medicamento em sua principal função: evitar a gravidez. O período de consumo da pílula depende do tipo escolhido. A maior parte das pílulas são tomadas durante 21 dias, com intervalo de 7 dias para que a menstruação possa descer.

Existem também pílulas para utilização durante 24 dias, com intervalo de 4 dias, e as pílulas de uso contínuo, como 28 comprimidos na cartela. Para fazer o uso correto, é importante seguir essas recomendações e sempre tomar a pílula no mesmo horário todos os dias. Uma boa dica é o aplicativo Hora da Pílula, que ajuda as mais esquecidas a lembrar do medicamento e controlar o ciclo menstrual.

E se eu esquecer da pílula?

É muito comum que as mulheres se esqueçam de tomar a pílula na hora certa. Os esquecimentos, como comentamos, podem alterar a eficácia do anticoncepcional. Por isso, a usuária deve ler com atenção as recomendações do fabricante para casos de atraso. O mais recomendado se houver algum atraso é tomar a pílula esquecida assim que lembrar e manter a utilização normal no horário definido antes.

Nesses casos, é importante usar camisinha até o fim do ciclo, pois o nível de garantia do hormônio será menor – lembrando sempre que o uso do preservativo é fundamental mesmo para quem toma anticoncepcional. A regra geral nem sempre corresponde à indicação do seu medicamento específico, por isso enfatizamos que você leia a bula para saber exatamente como proceder.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Como Usar Anticoncepcional?