Conheça os Benefícios do Kefir

Estamos sempre em busca de saúde e beleza. E as novidades para ajudar nesta busca aparecem a todo momento. Os alimentos estão no topo desta lista de novidades. Os chamados probióticos e alimentos funcionais, que têm benefícios para a saúde, estão sendo cada vez mais consumidos pela população.

A linhaça, a quinoa e a aveia são exemplos desses alimentos. E a novidade do momento é o kefir, alimento de origem turca, que tem ação anti-inflamatória, atua no sistema imunológico e ainda é rico em fibras, minerais e vitaminas.

O que é o Kefir?

O significado da palavra, em turco, é “sentimento bom”. Já dá vontade de experimentar, não é mesmo? Mas o que é Kefir? Bom, o kefir é formado por uma colônia de bactérias probióticas simbióticas. Mas não precisa fazer careta, nem ficar com nojo. São bactérias que crescem no leite fermentado, formando grãos. É como acontece no iogurte, mas o kefir é ainda mais benéfico para o organismo.

Além de altas doses de cálcio, fósforo, magnésio e das vitaminas B12 e K, o kefir ajuda a regular o intestino e melhora a imunidade.

Como Cultivar e Cuidar

kefir

Veja como são os grãos de kefir

A grande pergunta é como cultivar o kefir. A resposta é muito simples! Mas primeiro precisamos saber se o kefir que ganhou está fresco ou desidratado (quando vem de longe pelos correios).

O Kefir fresco precisa apenas ser mantido hidratado. Existem dois tipos de kefir, o kefir de leite e o kefir de água. Sabendo disso,você vai mantê-lo no leite ou na água. O kefir de leite é o mais comum, mas tem quem prefira o de água com açúcar mascavo.

Você vai manter os grãos do kefir numa vasilha tipo tupperware de vidro com tampa, cobertos até 3/4 da vasilha e aguardar por 24 horas, chacoalhando ele de tempos em tempos. No dia seguinte, coe a mistura. O líquido é a bebida pronta para o consumo, uma espécie de Yakult caseiro.

Retorne os grãos para a vasilha e repita o processo. Para o kefir de água, a cada copo de água coloque 1 colher de açúcar mascavo.

Jogue fora caso fique fedendo ou fique escuro. O cheiro deve parecer um queijo, mas não cheiro de podre.

É dito que não se pode misturar com colher de metal, mas isso não é verdade, as colheres de hoje em dia não oxidam o kefir.

Não é preciso guardar o kefir na geladeira, mas é importante saber que na geladeira ele vai demorar a multiplicar, então fica a seu critério, se quer retardar ou acelerar o processo. Se quiser acelerar deixe do lado de fora da geladeira.

Como Consumir

O kefir pode ser consumido todos os dias, em forma de shakes, iogurtes ou vitaminas. O sabor é azedinho, mas não é ruim.

Segundo a tradição, o kefir deve ser ganhado e não comprado. Mas existem marcas que vendem sucos e iogurtes feitos com os grãos. Diz-se para ganhar, pois quem tem geralmente acaba precisando doar mesmo, senão uma hora vai acabar tendo que jogar fora.

Na internet é possível achar comunidades de doação de Kefir, no Facebook também é fácil achar quem compre. Mas provavelmente no Mercado livre deve achar para comprar também.

Os Benefícios do Kefir

O Kefir é um alimento pouco calórico, com cerca de 37 calorias a cada 100 gramas, e com isso ele é um amigo de quem quer emagrecer, além de conter bactérias que ajudam a tratar de problemas no intestino, melhorando o inchaço e o estufamento e ainda acelera o metabolismo.

Combate a depressão pois estimula a produção de endorfina e serotonina. Aumenta a imunidade, evitando que você fique gripado facilmente. Melhora os níveis do colesterol ruim e ajuda a manter a pressão arterial sempre boa. É bom para os ossos devido à presença de cálcio, previne osteoporose e artrite, artrose e reumatismo. E é ótimo para a saúde feminina, aliviando problemas de candidíase e corrimentos.

O kefir embora seja de leite pode ser consumido por pessoas intolerantes à lactose pois a lactase advinda do processo de fermentação consomem a lactose. Crianças e grávidas com problemas de prisão de ventre podem se beneficiar do kefir, mas sempre recomendado orientação médica antes.

Veja como fazer o kefir de leite.

 


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

3 Comentários em “Conheça os Benefícios do Kefir

  1. Sebastiana Pereira Guimarães Olício disse em 07/04/2015 às 12:26:

    Gostaria de receber os grãos de kefir moro em Uberlândia Minas Gerais mas ainda não consegui uma doação posso ir buscar no local do doador.

  2. Cleide disse em 01/04/2016 às 10:53:

    Oi meu nome é Cleide e gostaria de adquirir os grãos de kefir, mas não sei como. Vocês tem algun site ou endereço para que eu possa conseguir? Moro em Betim-MG.
    Atenciosamente: Cleide.

    • vania disse em 11/04/2016 às 10:34:

      Cleide, bom dia! No Facebook exite comunidades de doações; nós do site não temos. Tenta lá! Boa sorte!

Deixe sua opinião “Conheça os Benefícios do Kefir