Consequências dos Maus Hábitos Alimentares

A nossa dieta deve ser guiada por três princípios: variedade, que consiste em complementar as necessidades orgânicas consumindo diferentes grupos de alimentos; moderação, que parte do princípio de que todos os tipos de alimentos podem ser consumidos, desde que em quantidades consideradas “normais” e com diferentes alimentos e, por fim, a proporcionalidade, que significa dar preferência a uma maior quantidade de alimentos saudáveis e menor atenção àqueles que, se consumidos na mesma proporção serão prejudiciais.

Com base nestes princípios, concluímos que todo ser humano precisa se alimentar bem para ter saúde. Portanto, dependemos diretamente do quanto e do que comemos. São estas as condições para estar vivo e ter saúde. Quem não se alimenta suficientemente de energia, vitaminas e sais minerais será alvo de inúmeras infecções e afecções, independentemente de sua faixa etária. É assim que a desnutrição age, reduzindo a capacidade do organismo de reagir a agentes agressores, impedindo o funcionamento adequado e perdendo suas defesas.

As consequências do excesso no consumo de alimentos são intoxicações e alergias alimentares, obesidade e algumas doenças, como diabetes, pressão alta e problemas de coração.

A Obesidade

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Veja quais são as consequências de uma alimentação rica em gorduras e açúcar

De todos os problemas causados pela má alimentação, a obesidade é a mais comum. É uma doença crônica, que afeta cada vez mais pessoas em todas as regiões do mundo. É uma questão tão séria que a OMS (Organização Mundial de Saúde) incluiu a enfermidade na lista de problemas de saúde pública, ao lado da subnutrição e das doenças infecciosas.

As causas mais frequentes da obesidade são: a origem genética, os distúrbios psicológicos, distúrbios endócrinos, maus hábitos alimentares associados a vida sedentária e o ambiente em que vivemos.

Como evitar a obesidade e outras doenças relacionadas à má alimentação

Apesar do assunto “alimentação saudável” estar bem na moda, com muitas pessoas falando sobre isso, muitos ainda têm dúvidas de como deve se alimentar para ter uma vida mais saudável. Como vimos no início do artigo, temos que comer grupos variados de alimentos, para obter todas as vitaminas e nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Para isso, é importante incluir diariamente na dieta frutas, legumes e verduras variados. Também precisamos de proteína, que pode vir de carnes, ovos, leite e derivados. Os veganos e vegetarianos devem procurar substitutos para esses alimentos, como a soja, por exemplo.

Outra dica muito importante é não exagerar na alimentação. Não precisa se privar de tudo que contenha açúcar ou gordura, mas consuma esses alimentos somente em ocasiões especiais e em pouca quantidade. Assim você evita diversas doenças, como a hipertensão, a diabetes e o aumento do colesterol, que pode levar a problemas cardíacos.

E para complementar a boa alimentação, pratique atividades físicas regularmente. O sedentarismo é outra causa da obesidade e de outras doenças. Procura alguma atividade que você goste. Experimente: natação, corrida, bicicleta, dança, musculação, ou outro tipo de exercício que te agrade. O importante é não ficar parado!


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