Criança pode usar óculos de sol?

O sol surge e a maioria das pessoas logo saca seus óculos de sol para livrar um pouco do incômodo da claridade. Mas o uso de óculos de sol tem uma importância ainda maior que apenas o conforto de poder enxergar melhor em locais e dias muito ensolarados. Os óculos de sol tem a função de proteger as vistas da exposição à radiação solar. Os raios ultra-violetas que dependendo do comprimento da onda podem ser UV-A , UV-B ou UV-C, podem causar sérios problemas visuais. Problemas de curto, médio e longo prazo, e mais e menos graves. Desde queimaduras nas pálpebras à queimaduras na córnea, que é raro mas acontece dependendo do tempo de exposição e comprimento da onda. Casos mais comuns de problemas nos olhos devido à exposição solar está a alteração do cristalino, levando ao surgimento de catarata.

Assim, o uso de óculos escuros é mais que por uma questão de estilo ou conforto, é uma questão de prevenção de doença. O uso de óculos escuros se assemelha, então, ao protetor solar para a pele ao nos expormos ao sol, tem que ser hábito também o uso dos óculos, pois os efeitos nocivos da exposição à radiação solar nas vistas vão se acumulando pelo anos.

Crianças devem usar óculos de sol?

Entra aí então uma grande questão para muitas pessoas. Criança pode usar óculos de sol? Há quem pense que não, mas a sociedade de oftalmologia infantil diz que sim, que já que o que está em jogo é a proteção dos olhos. Muitos pais pensam que o uso de óculos de sol em crianças é incentivo ao consumo e à tendência em fazer as crianças parecerem adultas no modo de vestir e portar-se; mas realmente os óculos não são apenas peça de acessório para enfeitar o visual das crianças e sim um aparelho de proteção da saúde ocular.

Se o uso dos óculos previne doenças imediatas e futuras, o certo é prevenir desde sempre, certo? Então crianças também devem usar óculos de sol.

Que óculos infantil escolher?

Oculos escuro infantil

Óculos Bollé Infantil Sarah Shiny

Certos de que a criança deve usar óculos de sol, agora surgem outras dúvidas como, quando iniciar o uso, qual melhor óculos e como escolher os óculos de sol para as crianças. O uso pode iniciar em qualquer idade, porém o recomendado é que as crianças já tenham capacidade para manuseá-los, porém mesmo antes desta fase ainda é possível e recomendado o uso.

Para escolher uma armação de óculos para uma criança, bem menos que a questão estética, deve se levar em conta o conforto e a finalidade que é a proteção solar. As armações devem ser leves e bem adaptadas ao rosto da criança. Quase sempre será necessário ajustes na região do nariz e nas hastes para que não machuquem as orelhas. Se os óculos não forem confortáveis é bem provável que a criança resista ao uso. O material deve ser leve porém resistente pois espera-se que crianças brinquem, corram e cair faz parte deste pacote, e uma armação resistente evitará maiores consequências. Usar um elástico para prender pode ser uma opção.

oculos de sol infantil

Óculos Infantil Sun John BrooklynCrianças podem usar

Quanto às lentes elas devem filtrar 100% dos raios UV, a coloração deve gerar conforto, não significa que quanto mais escuro melhor, ao contrário, lentes muito escuras podem dificultar a visibilidade. É importante checar a qualidade da acuidade e a ausência de distorções. Certifique-se que seu filho não está com problemas na percepção de profundidade por exemplo.

Uma boa dica é optar pelos óculos de marcas famosas e já conhecidas do público adulto como a Ray Ban que tem a linha Kids. Já linha de óculos de sol para as crianças da Disney também é uma ótima opção para aqueles que preferem armações com design bem infantil. Em lojas online como o Submarino e Americanas, existem várias opções a preços acessíveis.

 Como usar

O uso de óculos é mais importante em dias e horas de maior radiação, e em locais de grande altitude, locais com neves e em superfícies com água como praias e piscinas pois a luz reflete ainda mais.
A proteção solar, assim como da pele quanto dos olhos, vão além do uso destes protetores, e o mais importante é evitar a exposição solar em dias e horários de maior radiação UV, mas se a exposição é inevitável use o protetor solar da pele, os óculos de sol com filtro de 100% e fazer uso de algum tipo de chapéu ajuda na redução da luz direta protegendo ainda mais os olhos.

A venda de produtos sem a devida inspeção de qualidade é bastante comum, sendo assim, para evitar danos à saúde, opte por comprar os óculos em locais de confiança, para que haja realmente uma proteção dos olhos e não o oposto. Após a verificação e a certeza de que os óculos tem a qualidade necessária para a proteção da visão contra os raios ultra violetas é só deixar as crianças brincarem ao ar livre!


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Criança pode usar óculos de sol?