Dicas Para Evitar a Cólica Menstrual

Confesso que escrevo este artigo com bastante dor. Sou uma dessas mulheres que sofrem todos os meses com a cólica menstrual. Dois problemas ginecológicos agravam a situação: a endometriose e o ovário policístico. Em resumo, quase morrer toda vez que a menstruação é com que eu já me acostumei (se é que dá pra acostumar).

Claro que, com o passar do tempo, a gente vai aprendendo a lidar com o problema. Depois de ouvir o ginecologista, pesquisar muito sobre o assunto e até mesmo testar algumas coisas, hoje em dia eu sofro um pouco menos. Pensando nas outras mulheres que também sofrem com a cólica, resolvi compartilhar essas dicas.

Cólica Menstrual

A boa e velha bolsa de água quente realmente funciona

Alimentação Especial

Nos dias normais, o café é quase o meu melhor amigo. No entanto, durante o período menstrual, preciso passar longe da cafeína. Já testei: basta tomar um pouco de café para, em pouco minutos, a cólica se tornar insuportável. O mesmo acontece com chocolate e refrigerante (principalmente Coca Cola). Então, prefiro me alimentar com coisas mais leves e saudáveis. Outra coisa que não dá para faltar é água. Muita água.

Exercícios Físicos

Essa é uma dica estranha, pois ninguém com dor quer fazer uma atividade cansativa, mas dá resultado. Não adianta abuscar. O ideal, pelo menos para mim, é a caminha leve. Depois de andar por pelo menos meia hora, as dores amenizam bastante. Se a prática for constante, no próximo mês você já irá perceber que a cólica não está tão intensa quando da última vez.

Receitinha Caseira

Foi a minha mãe que me ensinou a usar uma bolsa de água quente ou toalha aquecida no abdômen para aliviar a dor. O calor ajuda a relaxar a musculatura e reduz as contrações na região, aliviando a dor. Os chazinhos (camomila  e erva doce e outros) também costumam ajudar, mas não adianta tomar na hora. O ideal é começar a fazer uso das ervas no comecinho do período menstrual e seguir tomando pelo menos 3 xícaras diariamente.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Dicas Para Evitar a Cólica Menstrual