Dor de Ouvido – Dicas

Quem já sofreu com a dor de ouvido sabe como uma crise pode ser terrível e agoniante. Até os mais fortes sentem vontade de chorar quando enfrentam essa dor.

E com a chegada do frio, a temporada das gripes e resfriados abre portas para as crises de dor de ouvido, não importa a natureza da dor, se é infecciosa, se é alérgica ou se foi simplesmente um pouco de água que entrou ali e não saiu. Dói, e ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, dor de ouvido não é exclusividade das crianças. Nós, adultos, não estamos imunes a esse incômodo, e foi pensando nisso que compilei algumas dicas para evitar e tratar a dor de ouvido, aí vão elas! Preste bastante atenção para cuidar da sua saúde e da sua família.

Dicas de Prevenção para Dor de Ouvido

Quando estiver resfriada, assoe o nariz suavemente e nunca segure um espirro, sempre que tiver vontade de espirrar, espirre, desde que cubra a boca da forma adequada, ou seja, usando o braço, e não as mãos. Quando fazemos força para reter o espirro ou assoar demais o nariz, os seios da face cheios de muco com bactérias podem refluir essas bactérias para os ouvidos e dar início a uma infecção por lá.

Seque bem sua orelha ao sair do banho e evite tomar rajadas de vento diretamente nos ouvidos.

Quando for usar o secador de cabelos, proteja os ouvidos colocando uma bolinha de algodão em cada ouvido, mas tenha cuidado para não colocar muito fundo e não conseguir tirar depois! Devem ser colocadas bem na extremidade.

Se praticar esportes aquáticos use protetores para os ouvidos e touca de silicone, e mesmo assim, seque bem os ouvidos quando sair da piscina.

As infecções de ouvido podem ser sinal de alergia alimentar, normalmente os alimentos problema são laticínios, trigo, milho, amendoim e laranja. Suspenda-os da alimentação se suspeitar que estão causando crises.

Dicas de Tratamento para Dor de Ouvido

Se mesmo depois de se prevenir contra este problema, você acabou com esta inflamação, veja como tratar esse mal.

Deite-se de lado e coloque uma bolsa de água quente sobre o ouvido, o calor ajuda a aliviar a pressão e estimula a circulação. Eleve sua cabeça em relação ao resto do corpo quando for dormir com um travesseiro ou almofada extra, isso também ajuda a aliviar a pressão dentro do ouvido.

Beba muita água ou sucos naturais, pois o movimento feito pelos músculos para engolir ajuda a desentupir as Trompas de Eustáquio, contribuindo assim no processo de cura. O gargarejo com água morna e sal, também ajuda a desentupir as trompas e ainda tem efeito antisséptico.

Pingue 3 gotas de água oxigenada a 3% no canal do ouvido dolorido de 4 em 4 horas, isso ajudará a enfraquecer a infecção e a aliviar a dor.

Use uma gota de óleo mineral aquecido em banho maria por um minuto no canal do ouvido dolorido para aliviar o desconforto.

Tome sopa bem quente e condimentada com pimenta, a pimenta ajuda a diluir o muco e proporciona alívio da pressão e da dor.

Procure um médico se seu ouvido estiver muito dolorido, se a dor persistir por mais de uma semana ou se a dor for acompanhada de febre maior que 37,5ºC.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

2 Comentários em “Dor de Ouvido – Dicas

  1. VIRGINIA COSTA disse em 03/06/2011 às 12:46:

    Adorei essa dica de dor de ouvido e a dica de tramento dela, o meu irmão tem se queixado bastante e essas dicas vieram mesmo na hora certa. Muito obrigado Mulher Esperta!
    Virginia Costa

  2. Paula disse em 22/07/2011 às 13:25:

    Humm… no inverno passado tive uma dor de ouvido terrivel… minha mãe já conhecia esses tratamentos graças a minha bisavó que era india e ensinou muitas coisas legais! Uma delas é chá de canela bem forte para cólicas menstruais, funciona mesmo!! Adorei o site… voltarei sempre!!

Deixe sua opinião “Dor de Ouvido – Dicas