Dor Nos Seios – É Perigoso?

Porque eu escrevo para blogs, muitos conhecidos costumam me procurar para perguntar sobre doenças. Normalmente, o que eu respondo nessas situações é “sou blogueira, não médica”. Quando algum sintoma aparece, a gente fica preocupada, pensa um monte de besteiras, mas resiste a procurar um especialista. Isso é absolutamente compreensível, mas pode pode representar um risco para a saúde.

Mamas Doloridas

Dor nos Seios

Dor nos Seios

Algo comum entre as mulheres é a dor nos seios, conhecida na medicina como mastalgia. O problema pode estar relacionado a variações hormonais, uso de anticoncepcional, TPM e outras coisas corriqueiras, mas também é indicativo de doenças mais sérias. Por isso, é sempre importante buscar um médico para saber exatamente o que é que está causando a dor, a não ser que você tenha certeza que é só a menstruação chegando, por exemplo.

Câncer de Mama

A associação que muitas mulheres fazem é entre a dor e o câncer de mama. No entanto, os especialistas alertam que a dor nos seios não é um dos sintomas do tumor mamário. A dica é fazer exames médicos periódicos após os 50 anos (ou idade recomenda pelo seu médico). Vale lembrar ainda que o auto-exame, que foi incentivado durante muito tempo, hoje em dia não é indicado pelos médicos.

Dicas Para Combater a Dor

Dependendo da causa, algumas dicas podem ajudar a diminuir a dor:

  • uso de sutiã de tamanho adequado;
  • consumo de alimentos diuréticos como melancia, aspargos, alcachofra e salsa;
  • redução da ingestão diária de sal;
  • prática de exercícios físicos.

 


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Dor Nos Seios – É Perigoso?