Dúvidas – Vegetarianismo

VegetaisParte da resistência de algumas pessoas à dieta vegetariana vem da falta de informação e mitos sobre a perda de nutrientes, por isso reuni algumas das dúvidas mais comuns sobre o vegetarianismo e tentei responder de forma bem simples, espero ajudar.

É possivel criar um bebê como vegetariano?
É perfeitamente possível e saudável criar um bebê dentro de uma dieta ovo-lacto vegetariana, alimentando-o com purê de frutas, iogurtes, banana amassada, pedaços de ovos cozidos, arroz, sopas caseiras, queijos e nozes, contudo o acompanhamento do pediatra é indispensável como para qualquer outro bebê.

Existem diferentes tipos de vegetarianos?
Sim, existem vários tipos de vegetarianos:

  • Semi-vegetarianos, excluem apenas a carne vermelha de suas dietas.
  • Ovo-lacto-vegetarianos, não se alimentam de nenhum tipo de carne mas ingerem derivados animais como leite e ovos.
  • Lacto-vegetarianos, tomam leite, mas não comem nem carne nem ovos.
  • Veganos,  não ingerem nenhum tipo de carne ou derivado animal, não tomam leite, ovos ou mel e vão além da alimentação não usando couro, óleos animais e produtos que derivam de qualquer sofrimento animal como por exemplo cosméticos testados em animais.

A dieta vegetariana é completa?
Sim a dieta vegetariana é completa, você consegue ingerir todos os nutrientes e energia necessária para ser saudável com a dieta vegetariana.

E as proteinas?

Na dieta vegetariana você obtem proteinas de grãos como lentilhas e feijões e principalmente da soja.

Melhora o humor?

Sim, a maioria dos vegetarianos afirmam que se sentem mais calmos e menos estressados, isso é explicado cientificamente baseando-se na descarga de adrenalina que os animais liberam na hora do abate, essa adrenalina permanece na carne que as pessoas ingerem tornando-as mais nervosas, os vegetarianos por não ingerirem carne não ingerem essa adrenalina extra que torna o humor mais nebuloso.

O que muda na digestão?

Em geral a dieta vegetariana por ser livre de carne e rica em fibras tende a melhorar e até eliminar problemas como a prisão de ventre e a má digestão, durante a fase de adaptação à dieta vegetariana é comum o aumento dos gases, para evitar esse aumento basta deixar os feijões e a soja de molho antes do cozimento.

Melhora a pele oleosa?

Na maioria dos casos sim, a redução ou eliminação da proteína animal tende a deixar a pela mais seca.

Vou ter carência de ferro?

Não, você encontra ferro em diversas fontes que não a carne como por exemplo em vegetais de folhas verdes, escuras e largas como a couve flor, o espinafre e a taioba além de poder encontrar ferro em grãos de vagens, nozes, farinha integral e gema do ovo.

E as vitaminas B?
Boas fontes das vitaminas B são ovos, queijos, leite, e lêvedo de cerveja.

Se eu me tornar vegano, como faço com o cálcio?

Você encontrará o cálcio em verduras verdes escuras e de folhas largas, em ultimo caso em complementos de cálcio isolado.

VEGETARIANOS, qualquer informação extra que desejarem compartilhar aqui no blog é só deixar um comentário ou enviar um e-mail que terei prazer em adicionar ao artigo!


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

10 Comentários em “Dúvidas – Vegetarianismo

  1. Jamille disse em 14/05/2009 às 18:18:

    Sou Semi-vegetariana (como apenas carne branca três vezes por semana) e fiquei feliz por ver meu estilo de dieta incluído nesse artigo. Foi muito esclarecedor e informativo.

  2. Jéssica disse em 20/05/2009 às 19:46:

    pretendo virar uma vegetariana ^^

  3. deeh disse em 20/07/2009 às 18:26:

    olá gente gostei de saber que sites que não são apenas sobre o vegetarianismo também falam desta questão… mas só uma coisa é possivel criar uma criança inclusive em uma dieta vegana!desde que tenha suplementação da vitamina b12, mas é sempre bom consultar um nutricionista vegetariano,e não aqueles tradicionalistas que acham que uma pessoa não pode sobreviver sem um pedaço de carne no prato…
    se tiverem interesse entrem em nosso blog lá vocês vão encontrar várias informações, e também sobre outros assuntos interessantes sobre os animais e meio ambiente….beijos!!!

    • Mulher Esperta disse em 22/07/2009 às 06:41:

      Obrigada pela dica Deeh!

  4. Jéssica G disse em 22/09/2009 às 22:40:

    o meu marido é semi-vegetariano. E agora eu também vou me tornar semi-vegetariana. Mto obrigada pelas dicas!

  5. Taklita disse em 25/02/2011 às 10:00:

    Faz algum tempo que só de ver carne meu estômago embrulha e decidi ler sobre ser vegetariana, aqui encontrei o que precisava, foi ótimo!!!Parabéns!!!

  6. António Carlos Da Costa Carvalho disse em 27/07/2011 às 11:33:

    Olá,boa tarde!
    Estou a pensar torna-me vegetariano;no entanto gostaria de continuar a comer peixe..apesar de saber que também isso é carne.E banir tudo o resto desde os produtos lácteos…estou com uma dúvida relativamente ao leite;não quero beber leite que é derivado da carne.Qual é a solução para este dilema?Pode-me ajudar com mais algumas dicas como partir para essa aventura de ser vegetariano?

    • Mulher Esperta disse em 29/07/2011 às 14:59:

      Antônio, você pode sim continuar a comer peixe é inclusive uma escolha saudável dados os altos índices de ômega 3 encontrado neles mas isso faria de você semi-vegetariano e eu te aconselho a não falar que é vegetariano para não ser vitma de aperreios pelos dois lados, dos carnívoros e vegetarianos… nessas horas o melhor que fazemos é ficar caladinhos para evitar discussões desnecessárias e cansativas =) As pessoas são muito chatas e adoram falar nas nossas cabeças ao invés de cuidar das próprias vidas… Já sobre o consumo de leite, você quer consumir leites vegetais e abolir os animais não é isso? e também não gosta do leite de soja. Bom, a alternativa para você é o leite de arroz, e outros leites vegetais como leite de castanha e outras nozes, o modo de preparo é simples, basta ferver 3 partes de água para uma parte da nóz ou grão escolhido e bater no liquidificador, em seguida coe em voil de pano e torça bem. É comum deixar as nózes ou os grãos de molho por uma noite para que eles fiquem macios antes de fazer o leite. Guarde o seu leite na geladeira por no máximo uma semana ok? Boa Sorte!

  7. Maria Inês Sáes disse em 19/06/2013 às 19:04:

    Boa Noite,

    Comecei a ser vegan faz 7 dias…e estou-me a adaptar melhor do que previa em termos de alimentação, mas o que está a incomodar-me são os gazes , muitos, que fico com a barriga inchada, e vou muitas vezes a casa de banho, de 4 a 5 vezes ao dia…e em horas e lugares impróprios.
    Eu deixo sempre os feijões de molho, e não cozo na mesma água,troco quando vou cozinhá-los.
    O que posso fazer para ver-me livre dessa situação? Pois gostava de não desistir desta forma de alimentar-me.
    Desde já agradeço a sua ajuda..,

    Inês

Deixe sua opinião “Dúvidas – Vegetarianismo