Elíptico ou Esteira: Qual É Melhor Para Emagrecer?

Muitas pessoas vão para a academia pensando em perder peso. Por isso, é comum que uma parte da série de exercícios seja destinada a aparelhos que aumentam o gasto calórico, como é o caso do elíptico e da esteira. Nesse tipo de aparelho várias partes do corpo são exercitadas.

Além disso, o exercício é aeróbico, ou seja, acelera o metabolismo. A pergunta que surge, nesse contexto, é: qual dos aparelhos emagrece mais?

Elíptico

O elíptico possui dois apoios de perna ligados aos apoios de mão. Assim, tanto os braços quanto as pernas se movem alternadamente durante o exercício. A intensidade vai depender do condicionamento físico de cada pessoa. Se o exercício for mais intenso, o gasto de calorias pode ser maior. Alguns dos benefícios do elíptico são:

Elíptico

Elíptico

  • Com o elíptico é possível trabalhas os músculos da perna, além do peitoral, dos ombros e dos braços;
  • Os pés ficam o tempo todo apoiados, evitando que o impacto cause lesões nas articulações da perna;
  • Para quem está fazendo a atividade, a sensação de esforço parece menor;
  • Com as instruções de um profissional é possível variar o treino alterando o funcionamento dos pedais.

Como você pode notar, o grande diferencial do elíptico é o impacto nas articulações. Por isso, ele é bastante recomendado para quem sofre com problemas nos joelhos e tornozelos, já que o risco de lesão é menor. Quem está acima do peso ou com o condicionamento físico baixo também pode se beneficiar com o uso do elíptico, pois o nível de exigência menor.

Uma forma de potencializar os exercícios feitos no elíptico é soltar a barra de apoio. Dessa forma, é possível aumentar a intensidade da atividade e gastar mais calorias. No início você pode segurar as barras e ir soltando aos poucos, quando a segurança for maior. Caso você realmente não consiga deslizar sem o apoio, tente usar apenas 2 dedos para apoiar.

Esteira

A esteira serve para simular a corrida ou caminhada sem sair do lugar. Isso significa que você terá que mover as pernas e os pés para que o aparelho funcione. O problema aqui, em relação ao elíptico é o impacto da atividade sobre as articulações. Ainda assim, o uso das esteira traz vários benefícios:

Esteira

Esteira

  • Os músculos da perna são exercitados de forma proporcional, favorecendo a boa forma;
  • As inclinações da esteira podem interferir na intensidade do exercício;
  • Também é possível aumentar a velocidade, o que aumenta o gasto de calorias;
  • Pessoas sem muito equilíbrio costumam se dar melhor na esteira, por causa da estabilidade.

O uso da esteira ainda pode melhorar a concentração e a coordenação. A dica para quem gosta do aparelho é cuidar com a forma da pisada, para evitar o impacto excessivo nos joelhos e tornozelos. Também vale a pena investir num tênis que reduza o impacto do exercício, mesmo que custe um pouco mais caro.

Qual gasta mais calorias?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o elíptico e a esteira, é hora de responder à pergunta inicial. Tomando como base os dados de referência, os dois aparelhos possibilitam o mesmo gasto de calorias: algo entre 200 e 400 kcal por hora de exercício. Isso pode variar muito conforme a intensidade e funcionamento do organismo, mas não existe uma grande diferença entre o elíptico e a esteira nesse quesito.


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