Exercícios para Melhorar a Postura

Ter uma boa postura é fundamental para manter o corpo em bom funcionamento a acabar com as dores, especialmente nas costas. Além disso, essa mudança postural contribui para que você passe mais confiança no dia a dia, e é claro que fica mais elegante também.

Porém, a maioria das pessoas não tem uma boa postura e estão sempre meio curvadas, seja em pé ou sentadas. Para essas pessoas, temos uma boa notícia: alguns exercícios simples podem ajudar a melhorar postura.

Os 4 exercícios abaixo são ótimos e podem ser feitos diariamente em casa, sem nenhuma dificuldade.

1. Empurrando a Parede

No primeiro exercício para melhorar a postura, você vai tentar empurrar uma parede. Coloque uma roupa adequada para exercícios e um bom tênis. Então fique de pé, em frente a uma parede livre. Coloque a perna direita à frente, com os joelhos levemente inclinados, e deixe a perna esquerda esticada para trás. Apoie as duas mãos na parede, como se fosse empurrá-la. Em seguida, comece a mover as pernas como se estivesse correndo, só que sem sair do lugar. Faça 3 séries de 30 segundos, com 30 segundos de intervalo entre uma e outra série.

2. Bloqueio do Vôlei

Postura

Aprenda 4 exercícios para melhorar a postura

O segundo exercício é um salto, como se você fosse bloquear a rede no vôlei. Comece com as pernas levemente flexionadas e os braços estendidos para a frente. Então tome impulso flexionando ainda mais as pernas e salte jogando os braços para cima. Quanto mais você conseguir se esticar, mantendo a coluna reta, melhor será o resultado do exercício. Faça 2 séries com 10 saltos cada uma. O intervalo entre as séries deve ser de 1 minuto e meio. Faça o exercício de frente o espelho ou peça que alguém fique olhando para saber se está totalmente ereta.

3. Corpo Estendido

Para o terceiro exercício, deite-se no chão com o corpo totalmente estendido. Então apoie as mãos no chão com os cotovelos flexionados e a ponta dos pés. O corpo deve se levantar todo do chão, mas com uma distância de mais ou menos 5 cm. Nesse ponto, contraia o abdômen e sustente a posição por 3 segundos. Então suba o corpo todo em linha reta o mais rápido que conseguir, mantendo o abdômen contraído. O ideal é executar 3 séries com 10 repetições e intervalo de 30 segundos entre as séries.

4.  Abraçando as Pernas

O último exercício também começa na posição deitada. Estique bem as pernas e jogue os braços para trás. Então flexione o tronco e eleve as pernas, tentando abraçá-las bem próximo ao calcanhar. A dica é fazer esses movimentos com os membros levemente flexionados. Faça 3 séries com pelo menos 17 repetições. Depois que você já estiver acostumada com o exercício, é possível ir aumentando as repetições até chegar a séries de 25 movimentos.

Além de fazer estes exercícios diariamente, fique atenta à sua postura e sempre que perceber que está encurvada, ajeite a coluna, se mantendo bem ereta. Esse cuidado deve ser redobrado se você trabalha por muitas horas na frente do computador.


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