Fibras Alimentares

Esse artigo é destinado a todas as pessoas que querem de forma prática e fácil aprender a controlar sua alimentação entendendo de fato o que cada tipo de alimento pode fazer por seu corpo.

FIBRAS, O SEGREDO DO INTESTINO SAUDÁVEL:
O corpo humano não consegue digerir as fibras e elas não tem nenhum valor nutricional mas mesmo assim elas são muito importantes para a nossa saúde.
Existem tipos diferentes de fibras que podemos separar em dois grupos, Fibras Solúveis e Insolúveis.
As fibras solúveis são encontradas em vagens  frutas e verduras, elas ajudam a reduzir os níveis de colesterol e controlar o nível de açúcar no sangue.
As fibras insolúveis são encontradas principalmente em cereais integrais, vagens, verduras e frutas. Essas fibras aumentam o volume do bolo fecal e aceleram o trânsito intestinal. Assim, ajudam a evitar a prisão de ventre, hemorróidas e a diverticulite, além de proteger contra o câncer de intestino.

AveiaVocê pode aumentar a quantidade de fibras em sua alimentação comendo mais grãos, preferindo pães, bolos e massas integrais, frutas secas e frescas, verduras e legumes e ainda se desejar, adicione farelos como a aveia a seus sucos, vitaminas e mingaus.

Para os Curiosos:

  • Tecnicamente as fibras são polissacarídeos não amilosos, e o termo “FIBRAS” descreve várias substâncias como pectina, hemicelulose, lignina e gomas que são encontradas nas paredes das células de todos os vegetais.
  • Algumas fibras reduzem a absorção de minerais, isso pode ser evidado com a ingestão de fibras variadas, provenientes de vários vegetais e grãos e não apenas de um.

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