Fungo nas unhas: como tratar naturalmente

Você se preocupa com a saúde das suas unhas? Nós mulheres estamos sempre pensando na beleza das unhas, mas às vezes esquecemos que elas também estão suscetíveis a doenças.

Um dos problemas mais comuns é a contaminação por fungos. Esses microrganismos costumam viver em partes mais úmidas do corpo e se proliferam rapidamente. Existem diversas variações, sendo que cerca de 100 pode causar o que chamamos de micose.

A micose ocorre mais na região dos pés, por causa do ambiente propício para os fungos viverem, mas também pode acometer as mãos.

Nas unhas, os principais sintomas são: escurecimento, unhas lascando, ondulações, aspecto quebradiço, descolamento total ou parcial, unhas espessa e camada esbranquiçada embaixo da unha. Eles podem aparecer todos de uma vez ou apenas alguns. O mais importante é que você sempre observe para que a situação não se agrava.

Tratamento da Micose na Unha

O tratamento da micose pode ser feito com medicamentos de uso oral combinados com os de uso tópico. Dependendo da gravidade, apenas a plicação de pomadas não costuma ser suficiente para acabar com o problema.

A Terbinafina é um dos antifúngicos mais eficientes para tratar a micose. O comprimido deve ser tomado durante 6 semanas para fungos na mão ou 12 semanas para fungos no pé. Com o uso de medicamentos de uso tópico a eficácia se torna maior.

É importante salientar também que a chance de reincidência é bem grande. Quem já teve fungos tem que ter mais cuidado com umidade. Ainda assim, a infecção pode voltar e o mesmo tratamento deve ser feito novamente.

Fungo nas unhas

As unhas com fungos podem ficar amareladas e quebradiças.

Receitas Caseiras

Existem algumas receitas caseiras que também podem ajudar no tratamento da infecção fúngica nas unhas. Porém, elas não são totalmente eficazes. O ideal é conversar com o seu médico sobre o uso dos tratamentos alternativos e seguir as orientações do especialista.

Base Para Unhas

Colocar alho picado na base para unha pode ser uma alternativa para quem tem micose. O ideal é misturar:

  • 1 vidro de base
  • 1 alho picado
  • 5 gotas de limão
  • 5 gotas de iodo

Misture bem e deixe descansar por 2 semanas. Depois aplique sobre as unhas normalmente. O ideal é aplicar todos os dias durante cerca de 15 dias.

Água de Alho

O alho é rico e antioxidantes e tem ação bactericida e antifúngica. Por isso, ele pode auxiliar no tratamento da micose. Para aproveitar as propriedades, misture:

  • 10 dentes de alho
  • 2 xícaras (chá) de água filtrada

Leve ao fogo e desligue quando ferver. Vire a água em uma bacia onde caiba seus pés, espere esfriar um pouco e faça um escalda-pés por cerca de 15 minutos.

Vinagre de Maçã

A última dica é usar o vinagre de maçã, que assim como alho combate os microrganismos. Coloque em um recipiente grande:

  • 1 litro de água
  • 1 xícara (chá) de vinagre branco

Misture bem e coloque os pés de molho por cerca de 15 minutos. No caso de fungo nas mãos, use a mesma receita. O procedimento deve ser repetido 2 vezes ao dia até que os principais sintomas da micose tenham desaparecido.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Fungo nas unhas: como tratar naturalmente