Saiba Mais Sobre as Gorduras

Esse artigo é destinado a todas as pessoas que querem, de forma prática e fácil, aprender a controlar a sua alimentação entendendo de fato o que cada tipo de alimento pode fazer por seu corpo, especialmente as gorduras.

O que são as gorduras?

As gorduras são nutrientes encontrados em alimentos como manteigas, queijos, azeite, amendoim, nozes, sementes e também nos óleos de peixe, milho, girassol, soja, entre outros. Dentro desses exemplos existem tipos de gorduras diferentes, algumas são melhores para o nosso organismo, como as das nozes e frutas como o abacate, óleos vegetais e do azeite, e outras não são tão boas, como as gorduras da manteiga, carnes e frituras em geral, que devem ser ingeridas em menor quantidade. As gorduras também fornecem energia, assim como os carboidratos, porém elas fornecem quase o dobro de calorias por grama, por isso devem ser consumidas com cautela.

O que você precisa saber sobre as gorduras

Agora que você já sabe o que são as gorduras, vamos saber um pouco mais sobre elas:

Alguns alimentos que contêm “gordura boa”

  • Existem vários tipo de gordura, as saturadas, as monoinsaturadas, as polinsaturadas e as “gorduras trans”.
  • Gorduras saturadas são encontradas normalmente em produtos de origem animal, como as carnes gordurosas, manteiga e outros laticínios. Em excesso ela é a gordura mais perigosa para o organismo, podendo aumentar o risco de doenças de coração, câncer e obesidade.
  • A maioria dos óleos vegetais é composto de gorduras polinsaturadas, exceto o azeite de dendê e o óleo de coco, ambos gorduras saturadas.
  • Gorduras monoinsaturadas são encontradas em alimentos como o azeite de oliva, nozes, amendoim, óleo de canola e no abacate. Elas são as gorduras boas, mas mesmo não sendo danosas como as saturadas, essas gorduras também devem ser consumidas moderadamente.
  • Gordura trans” é o nome dado ao óleo vegetal que foi hidrogenado.
  • A principal fonte de gordura trans está nos alimentos industrializados, portanto evite o consumo de margarinas, biscoitos, bolos, tortas, batatas chips entre outros, e fique de olho nos rótulos.
  • Você deve evitar o consumo de gorduras trans porque elas fazem o mesmo efeito da gordura saturada no nosso corpo, ou seja, podem aumentar o risco de doença coronariana e câncer.
  • Devemos ingerir no mínimo 25 g de gordura por dia, e no máximo 93,5 g.
  • Quase 30% do peso do chocolate é gordura, sendo em pequenas quantidades o alimento ideal para atletas e um dos menos recomendados para sedentários e obesos.
  • A ingestão de muita gordura eleva os níveis de colesterol no sangue.
  • Um grama de gordura gera em média 9 calorias (Energia).
  • As gorduras facilitam a absorção das vitaminas lipossolúveis, que são essenciais ao nosso organismo.

Dicas Espertas

  1. Prefira gorduras monoinsaturadas.
  2. Coma no mínimo 3 e no máximo 5 pequenas porções de gordura ao longo do dia, como por exemplo 1 colher de chá de azeite de oliva para temperar uma salada, uma fatia de abacate no lanche ou no café da manhã e um punhado de castanhas ou nozes a noite.
  3. Reduza o consumo de gorduras saturadas retirando a gordura da carne e a pele do frango.
  4. Prefira alimentos assados a alimentos fritos.

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3 Comentários em “Saiba Mais Sobre as Gorduras

  1. silvia disse em 15/02/2009 às 16:25:

    oi…
    gostei muito deste site..
    continua assim que havera muitos progressos…

    bejo

    • Mulher Esperta disse em 18/02/2009 às 07:05:

      Sílvia, fico muito satisfeita que tenha gostado do site, volte sempre!

  2. Elizabeth Pereira disse em 05/10/2009 às 09:22:

    Gostaria se possível fizessem um comentário de conceito das gorduras: Saturadas, polinsaturadas e monoinsaturadas. Afinal o que são esses tupos de gorduras?

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