Gripe – Dicas para aumentar o seu poder imunológico!

O tempo começa a esfriar e logo os surtos de gripe começam em todo o país, a melhor maneira de evitar a gripe é fortalecer seu sistema imunológico e evitar a exposição ao vírus, para isso é necessário tomar cuidados simples, adotar hábitos saudáveis e uma postura positiva. Ao contrário do que as pessoas pensam, a imunidade não está relacionada somente a saúde física, seu estado psicológico determina sua resistência aos males da gripe e de outras doenças, estar de bem com a vida é sua maior arma para blindar seu sistema imunológico.

Dicas para aumentar o poder do seu sistema imunológico:

Consuma mais vegetais e frutas: 8 porções variadas desses alimentos no dia vão turbinar seu sistema imunológico. Caso você não consiga ingerir essas porções, converse com seu médico sobre suplementos vitamínicos.

Adicione alho a sua alimentação: Rico em enxofre, selênio e flavonoides o alho tem poder anti-inflamatório, anti-viral e antibiótico.

Tome chás no lugar dos refrigerantes e águas aromatizadas: Os chás tem propriedades terapêuticas , fortalecem o sistema imunológico e aumentam a temperatura corporal momentaneamente dando sensação de bem estar.

Consuma canja de galinha: A canja de galinha como conhecemos, feita com vegetais como a cenoura, alho, cebola, temperos verdes e peito de frango é comparada pelo Journal of Agricultural and Food Chemistry aos remédios anti-gripais pois possui grande quantidade de vitaminas, minerais e proteínas que blindam o sistema imunológico, melhoram a função pulmonar e ajudam a combater a hipertensão.

Hábitos que ajudam a evitar a gripe:

  1. Pratique no mínimo 30 minutos de atividades físicas diárias, manter o corpo em movimento fortalece o sistema imunológico e aumenta sua disposição para o dia-a-dia.
  2. Tome banho todos os dias, ficar sem tomar banho em função das baixas temperaturas só vai torná-la mais suscetível a infecções,  manter o corpo e as mãos sempre limpos evita que você seja o hospedeiro ideal para fungos, bactérias e vírus como o da gripe.
  3. Tome banho morno ou frio.  Além de despertar o corpo o banho de morno a frio é revigorante e aumenta a resistência às infecções respiratórias, estimula a circulação sanguínea e, ao contrário do banho quente, não remove as camadas protetoras da pele que são nossa barreira natural contra microrganismos causadores de doenças.
  4. Evite ambientes fechados como cinemas e shoppings, em casa mantenha o ar circulando no mínimo uma vez por dia, abra as janelas e as cortinas.
  5. Estreite seus laços de amizade e o contato direto com as pessoas, o bom relacionamento social fortalece o sistema imunológico e trás alegria e disposição principalmente durante o inverno! Solidão e desânimo são portas de entrada para doenças.
  6. Tenha um animal de estimação,  estudos mostram que quem tem a companhia de um bicho se estressa menos, tem menor incidência de problemas circulatórios e pressão alta, além de lidar melhor com as diferenças e necessidades das pessoas, tudo isso ajuda a manter o sistema imunológico em ordem.
  7. Não cultive neuras com limpeza, a higiene excessiva enfraquece o sistema imunológico, a “vitamina S “de sujeira é realmente importante para entrarmos em contato com pequenas quantidades de bactérias e vírus e nosso sistema imunológico conhecer esses bichinhos, assim ele poderá se preparar melhor para reagir a uma infecção.  Isso não significa que devemos deixar de lado a limpeza, o correto é lavar sempre as mãos antes e depois das refeições ou ao ir ao banheiro, manter o local de preparo dos alimentos limpo e seco, lavar com detergente as louças e utensílios culinários, desinfetante mesmo só para o banheiro.

Vacina contra gripe:

No Brasil a vacina contra a gripe é indicada para crianças com até 5 anos, profissionais da saúde, mulheres grávidas e pessoas com mais de 60 anos, cuidadores e trabalhadores em casas de repouso também devem receber a vacina. Só não deve receber a vacina quem possuí alergia a ovo ou teve a doença Guillan-Barré.  Se você deseja receber a vacina mas não se enquadra em nenhuma das categorias indicadas pelo governo basta procurar um posto e pagar pela aplicação da vacina.

A época ideal para receber a vacina é durante o outono de maio a junho, assim o corpo tem tempo para assimilar a vacina e se fortalecer antes da chegada do inverno.  A vacina tem validade anual pois o vírus da gripe é um vírus mutante, daí a necessidade de atualização frequente da vacina.

 


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Gripe – Dicas para aumentar o seu poder imunológico!