Importância de Uma Boa Alimentação

Segundo pesquisadores sociais, nos últimos 50 anos o estilo de vida da humanidade sofreu alterações profundas. Inegavelmente, algumas mudanças foram positivas. Os hábitos de higiene pessoal incorporados nas décadas recentes, por exemplo, são exemplo de progresso da coletividade.

Entretanto, em algumas áreas percebe-se que as mudanças resultaram em prejuízo. A alimentação moderna impõe ao organismo uma carga tão grande se substâncias nocivas, que este acaba submetido a sofrimento imenso para realizar o processo digestivo. A dieta baseada em alimentos refinados provoca prisão de ventre, resultando em processos de intoxicação sanguínea que se caracterizam por cansaço, mal-estar, envelhecimento precoce, perda de brilho e tonicidade da pele e obesidade.

Infelizmente, as pessoas não têm ideia de que a finalidade dos alimentos vai muito além de saciar a fome. Segundo um médico americano, autor de livros sobre nutrição, “os alimentos estão muito longe de ser apenas um objeto de prazer ou para saciar a fome”.

fibras

Frutas e cereais são execelentes fontes de fibras

O Poder das Fibras

O consumo regular de fibras alimentares tem ação terapêutica no nosso organismo. Isto ocorre porque ao passarem ilesas pelo processo digestivo no estômago estas caem no intestino e servem de “vassouras” que são capazes de “varrer” o excesso de colesterol presente no intestino. Além disso, possuem alguns componentes que servem de nutrientes para a flora intestinal.

A capacidade de melhorar o funcionamento intestinal se deve ao fato de que as fibras são capazes de reter água e aumentar o movimento do intestino, contribuindo assim para o processo de eliminação das fezes.

Alimentos ricos em fibras como as frutas, em sua maioria, apresentam poucas calorias e são fontes ricas de vitaminas e sais minerais. São alimentos que fortalecem a resistência do organismo as doenças.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Importância de Uma Boa Alimentação