Intestino – Dicas contra a prisão de ventre

O bom funcionamento dos intestinos depende de uma série de fatores como alimentação, rotina, estado emocional e físico da pessoa. Muita gente sofre com o famoso “intestino preguiçoso” e as vezes o problema é causado por maus hábitos, ingestão insuficiente de alimentos, “adiar” a ida ao banheiro durante o trabalho ou estudo entre outros. Se você é vitima da prisão de ventre ou quer preveni-la aí vão dicas fáceis e baratas para colocar seu intestino em ordem!

Dicas:

  • Massageie sua barriga logo ao acordar pela manhã antes mesmo de sair da cama, pressione levemente a barriga seguindo um círculo imaginário ao redor do umbigo, você pode usar a ponta dos dedos ou a palma das mãos, o que importa e manter o movimento por alguns minutos. A massagem estimula e “acorda” o intestino.
  • Tome um copo de água em jejum pela manhã, entre as refeições ou quando ficar um longo período sem comer, a água é um importante aliado contra a prisão de ventre pois estimula o peristaltismo intestinal (movimento que empurra as fezes pelo intestino).
  • Adicione ao seu cardápio alimentos que melhorem o trânsito intestinal como cereais integrais, hortaliças em geral, frutas como laranja e mexerica com o bagaço, mamão, ameixa, óleos do bem como azeite de oliva, iogurtes probióticos, kefir e água!
  • Evite comer em excesso alimentos que “travam” o intestino como biscoitos, pães e massas feitos com farinha refinada, legumes cozidos como batata, cenoura e mandioca, queijo do tipo ricota, e frutas como banana, cajú e limão.
  • Mastigue melhor a comida, quando não trituramos o suficiente os alimentos na boca, pedaços grandes de comida chegam ao intestino prejudicando a absorção de nutrientes e gerando um bolo fecal endurecido.
  • Não use laxantes com frequência, além de causar desconforto e ser difícil programar realmente a ação desses medicamentos, com o uso prolongado o intestino se “esquece” de trabalhar sozinho o que causa a dependência do medicamento. Se for realmente necessário recorra a opções laxativas naturais como o chá de sene, geléia de tamarindo, infusão de ameixas secas e sucos ricos em fibras. 
  • Opte por alimentos que tenham potencial para formar bolo fecal, pessoas que se alimentam muito pouco ou são adeptas de dietas completamente líquidas não obtem “volume” suficiente de fezes para eliminar nem de três em três dias quanto mais todos os dias que é o ideal. E é muito importante que nosso corpo elimine as fezes para não ficar “armazenando toxinas”. Se você acha difícil aumentar o volume de suas fezes, tente por exemplo tomar um copo de água alguns minutos depois de comer uma barrinha de cereal ou uma tigela de granola, o mesmo vale para porções de frutas secas, ajuda também comer maçãs e pêras com casca ao invés de descasca-las.

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3 Comentários em “Intestino – Dicas contra a prisão de ventre

  1. Leny disse em 14/09/2010 às 21:22:

    eu tenho muito problema de intestino que varia em um período de prisão e outro de diarréia. é sempre assim e é terrível, pois ou eu passo muitos dias sem ir ao banheiro, ou a vontade vem de uma vez e eu tenho que correr. Seria legal se pudessem escrever sobre esse tipo de problema – a diarréia – não só a prisão de ventre.

  2. lucineide### disse em 21/10/2010 às 21:10:

    oi amiga gostei muito do seu blog…bjos

  3. adriana ladeira disse em 31/10/2010 às 12:22:

    Após uma cirurgia de gravidez ectópica tive um quadro de íleo paralitico por 11 dias meu intestino parou de funcionar só melhorou após a passagem de uma sonda nasogástrica para drenar todo líquido que se alojou no estomago (cerca de 10 litros), mas hoje após 2 meses ainda sinto fortes dores (tipo cólica), desde o estomago até o intestino devido a formação de gases que alguns alimentos (lactose) causam. E ainda estou com uma dieta prescrita pelo meu proctologista, onde não posso ingerir leite de vaca e derivados e frutas e verduras que provocam gases. Seria interessante uma matéria a respeito desse problema. Que eu descobri que é comum após cirurgias abdominais.

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