Manchas Escuras na Pele – Como Resolver

As indesejáveis manchas escuras que aparecem na pele deixam qualquer mulher insatisfeita. Estas manchas aparecem principalmente na virilha, na parte interna das coxas e nas axilas. No verão elas incomodam ainda mais, pois é a estação em que queremos usar roupas leves e mais decotadas, camisetas, saias e shorts mais curtos e biquínis. Mas com a pele manchada, quem se arrisca, não é mesmo?

Por Que Estas Manchas Aparecem?

O atrito é o principal motivo do aparecimento de manchas nestas regiões, que se localizam nas partes internas dos membros. Esse atrito gera irritação e hiperpigmentação da pele, causando as manchas escuras.

A dermatologista da Unifesp, Solange Teixeira, explica que com o atrito, surgem irritações, às vezes com vermelhidão e até ardor. Para se “defender” dessa irritação, o corpo forma uma pele espessa neste local, que com o tempo vai ficando escura. As assaduras, alergias, irritações causadas por cremes hidratantes ou depilatórios e a depilação com lâminas, também pode causar manchas na pele.

Pessoas de pele escura ou morena têm mais problemas com estas manchas, pois a hiperpigmentação se dá de acordo com a tonalidade da pele. Por isso, uma pessoa de pele mais escura terá manchas mais escuras.

axilas-ok-2

Cuide bem das axilas para que fiquem clarinhas

Como Evitar?

Prevenir é sempre melhor que remediar. Por isso saiba como evitar que estas indesejáveis manchas apareçam:

  • Mantenha a pele sempre hidratada.
  • Evite cremes e desodorantes com álcool.
  • Use roupas leves e frescas, principalmente em dia mais quentes.
  • Evite a depilação com lâminas.
  • Use sempre protetor solar, pois o sol intensifica as manchas.

Como Tratar?

Se as manchas não foram evitadas e já estão te incomodando, nada de receitinhas caseiras, pois elas podem não funcionar, ou pior, agravar o problema. Limão, por exemplo, pode causar queimaduras sérias. A maisena, muito usada também, pode aliviar a irritação, mas não vai clarear as manchas. Fubá com mel, ou misturado em creme hidratante, pode ferir ainda mais a região, aumentando as manchas.

O ideal é procurar um dermatologista, ele poderá indicar cremes clareadores específicos para sua pele. Além dos cremes, outras opções são o clareamento a laser, ácidos clareadores, despigmentadores e peelings superficiais que não agridem a pele. Mas todos estes procedimentos devem ser realizados em locais adequados e com profissionais confiáveis.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Manchas Escuras na Pele – Como Resolver