Para melhorar a digestão e a absorção de nutrientes no nosso organismo podemos seguir um processo simples separando os alimentos em grupos e pelo seu tempo de digestão,  partindo disso definimos os alimentos que devem ser ingeridos sozinhos e os que podem ser combinados e entendemos o porquê dessas escolhas serem tão importantes para o melhor funcionamento do nosso corpo.

Separando os alimentos em grupos por suas características temos os seguintes grupos:

  • Frutas
  • Carboidratos – que são as batatas, os grãos, as farinhas de cereais e tudo o que se faz com essas farinhas como pão, macarrão, biscoitos, bolos e outros.
  • Proteínas – animais ou vegetais como carnes, ovos, frango, peixe, ovos,  frios, embutidos, laticínios em geral, produtos concentrados derivados da soja como tofu e carne de soja.
  • Hortaliças 

Cada grupo possuí características próprias das quais a mais importante para facilitar a combinação adequada é o tempo de digestão de cada grupo.

  1. Frutas: A digestão das frutas leva em média 30 minutos, essa digestão se dá no intestino e não no estômago. Se as frutas permanecerem por mais de 30 minutos no estômago elas começam um processo de fermentação o que não é ideal, comer frutas combinadas com alimentos que tem digestão mais lenta que a delas promove esse efeito,  isso é um indicativo de que as frutas devem ser ingeridas sozinhas para sua digestão acontecer no tempo correto e  permitir que o organismo aproveite todos os nutrientes sem haver a fermentação.
  2. Hortaliças: A digestão das hortaliças leva em média 1 hora, ricas em enzimas que facilitam a digestão são ótimos alimentos ricos em fibras e que aceleram a passagem do alimento pelo tubo digestivo.
  3. Proteínas: A digestão do alimentos do grupo da proteína leva em média 4 horas. Os alimentos concentrados em proteínas tem sua digestão mais lenta e dada através de sucos digestivos ácidos.
  4. Carboidratos: A digestão dos alimentos do grupo dos carboidratos leva em média 3 horas. Esses alimentos tem digestão de tempo médio dada por sucos digestivos alcalinos.

Agora vamos nos basear nas informações acima para descobrir quais alimentos devemos ingerir separadamente e quais combinações devemos preferir para ter uma digestão melhor e maior aproveitamento dos nutrientes.

  • As frutas devem ser comidas isoladamente em qualquer ocasião. Com a exceção do coco, do limão, do abacate e das frutas secas.
  • As proteínas devem ser consumidas somente com hortaliças.
  • Os carboidratos também devem ser ingeridos com hortaliças.
  • Não devemos ingerir na mesma refeição proteínas e carboidratos porque essa mistura faz com que o organismo libere sucos ácidos e alcalinos no mesmo instante. Quando misturamos sucos ácidos e alcalinos obtemos sal, o sal não é digerido e a mistura fica mais tempo no estômago e quando os alimentos saem do estômago a digestão não foi completa.  Eis que a proteína começa a apodrecer, o carboidrato começa a fermentar e essas reações diminuem a disponibilidade de nutrientes e aumentam a produção de toxinas.
  • Combine proteínas com verduras e legumes.
  • Combine carboidratos com verduras e legumes.