Melhore sua digestão combinando corretamente os alimentos

Para melhorar a digestão e a absorção de nutrientes no nosso organismo podemos seguir um processo simples, separando os alimentos em grupos e pelo seu tempo de digestão.

Partindo disso definimos os alimentos que devem ser ingeridos sozinhos e os que podem ser combinados e entendemos o porquê dessas escolhas serem tão importantes para o melhor funcionamento do nosso corpo.

Primeiramente veremos quais são os grupos de alimentos para depois saber quais poderão ser as combinações.

Grupos de Alimentos

Separando os alimentos em grupos por suas características temos os seguintes grupos:

  • Frutas
  • Carboidratos – que são as batatas, os grãos, as farinhas de cereais e tudo o que se faz com essas farinhas como pão, macarrão, biscoitos, bolos e outros.
  • Proteínas – animais ou vegetais como carnes, ovos, frango, peixe, ovos, frios, embutidos, laticínios em geral, produtos concentrados derivados da soja como tofu e carne de soja.
  • Hortaliças 

Cada grupo possui características próprias das quais a mais importante para facilitar a combinação adequada é o tempo de digestão de cada grupo.

  1. Frutas: A digestão das frutas leva em média 30 minutos, e essa digestão se dá no intestino e não no estômago. Se as frutas permanecerem por mais de 30 minutos no estômago elas começam um processo de fermentação o que não é ideal. Comer frutas combinadas com alimentos que têm digestão mais lenta que a delas promove esse efeito. Isso é um indicativo de que as frutas devem ser ingeridas sozinhas para sua digestão acontecer no tempo correto e  permitir que o organismo aproveite todos os nutrientes sem haver a fermentação.
  2. Hortaliças: A digestão das hortaliças leva em média 1 hora e são ricas em enzimas que facilitam a digestão. São ótimos alimentos ricos em fibras e que aceleram a passagem do alimento pelo tubo digestivo.
  3. Proteínas: A digestão dos alimentos do grupo da proteína leva em média 4 horas. Os alimentos concentrados em proteínas têm sua digestão mais lenta e dada através de sucos digestivos ácidos.
  4. Carboidratos: A digestão dos alimentos do grupo dos carboidratos leva em média 3 horas. Esses alimentos têm digestão de tempo médio dada por sucos digestivos alcalinos.

Combinações de Alimentos

Aprenda a combinar os alimentos para uma melhor digestão

Agora vamos nos basear nas informações acima para descobrir quais alimentos devemos ingerir separadamente e quais combinações devemos preferir para ter uma digestão melhor e maior aproveitamento dos nutrientes.

  • As frutas devem ser comidas isoladamente em qualquer ocasião. Com a exceção do coco, do limão, do abacate e das frutas secas.
  • As proteínas devem ser consumidas somente com hortaliças.
  • Os carboidratos também devem ser ingeridos com hortaliças.
  • Não devemos ingerir na mesma refeição proteínas e carboidratos porque essa mistura faz com que o organismo libere sucos ácidos e alcalinos no mesmo instante. Quando misturamos sucos ácidos e alcalinos obtemos sal, o sal não é digerido e a mistura fica mais tempo no estômago e quando os alimentos saem do estômago a digestão não foi completa. Eis que a proteína começa a apodrecer, o carboidrato começa a fermentar e essas reações diminuem a disponibilidade de nutrientes e aumentam a produção de toxinas.
  • Combine proteínas com verduras e legumes.
  • Combine carboidratos com verduras e legumes.

Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

7 Comentários em “Melhore sua digestão combinando corretamente os alimentos

  1. Rosangela disse em 27/04/2012 às 08:14:

    Gostei muito da matéria, amei as dicas, vou imprimir

  2. sarah fernanda sa neto araujo disse em 27/04/2012 às 10:48:

    Oi tudo bem? Que tema legal1 Só uma dúvida , eu posso então usar o coco, o abacate, o limão e as frutas secas junto com ods carboidratos e as proteínas e posso comer frutas após as proteínas e carboidratos ou tenho que esperar as 4 e as 3 horas de digestão deles? Desde já agradecendo a atenção. Sarah.

    • Mulher Esperta disse em 30/04/2012 às 16:09:

      Olá Sarah, o ideal é comer as frutas meia hora antes ou mais de comer os carboidratos e as proteínas, o ideal é comê-las no lanches entre as grandes refeições na forma sucos ou in natura, já as exceções podem ser comidas junto com as proteínas e carboidratos por possuírem maior porcentagem desses mesmos ou no caso do limão por ajudar na fixação de ferro no organismo.
      Boa Sorte!

  3. marli disse em 28/04/2012 às 11:54:

    Muito legal essas dicas. Gostaria de saber se mesmo sendo arroz integral, nao pode misturar com as proteinas. Obrigada.

    • Mulher Esperta disse em 30/04/2012 às 16:11:

      Marli, o ideal é não misturar, mas se você não conseguir se acostumar é melhor misturar nessa situação de arroz integral e proteína e você se alimentar direito que ficar sem comer ou fazer outras combinações mais prejudiciais.

  4. CLEUNICE disse em 28/07/2014 às 11:44:

    Òtimas informações, agora já que não deve ingerir proteinas com carboidratos, até quantas variedades é recomendado de cada alimentos.Ex:posso ingerir 2 tipos de carboidratos ou proteinas? com hortaliças.

    Pode ser então proteínas no almoço e carboidratos no jantar?

    Agradeço
    Cleunice

  5. tatiana disse em 23/03/2017 às 17:55:

    Interessante!E no caso da proteína vegetal,funciona do mesmo jeito?Não misturar arroz e feijão com brócolis,espinafre,couve…etc?Sou vegana.

Deixe sua opinião “Melhore sua digestão combinando corretamente os alimentos