Menstruação Atrasada: o Que Fazer?

O atraso na menstruação é mais comum do que a gente imagina. Mesmo assim, muitas mulheres ficam preocupadas quando as regras não vêm no dia certo. A gravidez é um das causas do atraso, mas não a única. Até mesmo a ansiedade pode interferir na ovulação, fazendo com que a menstruação fique desregulada. Ganho de peso, uso de medicação, problemas na tireoide e ovário policístico são outros fatores que interferem na regularidade do ciclo.

Se a sua menstruação está atrasada, veja alguns truques e dicas do que fazer para solucionar o problema:

Teste de Gravidez

Quando a menstruação está atrasada e você tem chances de estar grávida, é preciso eliminar de vez essa possibilidade. Alguns testes disponíveis hoje no mercado podem ser feitos com apenas 1 dia de atraso da menstruação, mas os mais eficazes exigem um prazo maior, de cerca de 1 semana, para um resultado mais confiável.

Relaxamento

A ansiedade e o estresse podem ser a causa do atraso menstrual. Em situações de maior nervosismo, nosso organismo produz cortisol, uma substância que inibe a produção do GnRH (hormônio responsável por regular o ciclo menstrual). Assim, evitar o estresse ajuda a menstruação a descer. Mesmo com a preocupação pelo atraso, o ideal é fazer atividades relaxantes e tentar manter a cabeça tranquila.

Bolsa de Água Quente

A aplicação de uma bolsa de água quente na região abdominal é bastante indicada para fazer a menstruação descer. O ideal é colocar a bolsa sobre a barriga várias vezes ao dia, o que ajuda a irrigar a região. Se você não tem em casa uma bolsa de água para compressas, use uma toalha embebida em água morna e repouse-a sobre o ventre até esfriar.

Chá de Canela

O chá de canela é indicado para menstruação atrasada

Chá de Canela

Segundo a medicina popular, o chá de canela ajuda a menstruação a descer mais rápido, dependendo do que está causando o atraso. No entanto, é importante tomar cuidado com o uso do chá, porque ele pode ter efeito abortivo. Só recorra à receita quando já tiver feito um teste de gravidez ou se não houver risco algum de estar grávida. Para fazer o chá você vai precisar de:

  • 1 xícara (chá) de água
  • 5 paus de canela

Junte os dois ingredientes e leve ao fogo. Após a fervura, abaixe o fogo e mantenha o cozimento por alguns minutos. Desligue, espere amornar e tome 1 vez ao dia.

Chá de Sálvia

O chá feito com as folhas de sálvia é outra opção para quem está com a menstruação atrasada. No entanto, a receita não pode ser consumida por quem faz uso de anticoncepcional, durante a gravidez ou lactação. O chá deve ser preparado com:

  • 3 colheres (café) de sálvia seca
  • 1 xícara (chá) de água

Primeiramente, ferva a água. Depois que o fogo estiver desligado, acrescente as folhas de sálvia e abafe por alguns minutos. Em seguida coe e tome morno ou frio. A posologia é de uma xícara do chá pela manhã e outra pela noite enquanto a menstruação não tiver descido.

Chá de Camomila

O chá de camomila pode ajudar a regular o ciclo menstrual, além de combater as cólicas e melhorar a ansiedade. Por isso, vale a pena tomar algumas xícaras da infusão antes da chegada da menstruação. A receita é feita com:

  • 1/2 litro de água
  • 1 xícara (café) de flores secas de camomila

Leve a água ao fogo e acrescente as flores da camomila quando levantar fervura. Deixe descansar abafado por 15 minutos e depois coe. Você deve tomar 3 xícaras do chá durante o dia.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Menstruação Atrasada: o Que Fazer?