Minerais

Esse artigo é destinado a todas as pessoas que querem de forma prática e fácil aprender a controlar sua alimentação entendendo de fato o que cada tipo de alimento pode fazer por seu corpo.

MINERAIS,  O EQUILIBRIO DO ORGANISMO:
Os minerais são substâncias inorgânicas que desempenham várias funções em nosso corpo, eles são responsáveis por processos como o desenvolvimento ósseo e a geração de impulsos nervosos.  São divididos em MACROMINERAIS e MICROMINERAIS/OLIGOELEMENTOS.
Os macrominerais são:

  • Cálcio
  • Fósforo
  • Potássio
  • Magnésio
  • Sódio

Os microminerais ou oligoelementos são:Alimentação saudável e fontes de minerais vitais

  • Cromo
  • Cobalto
  • Cobre
  • Flúor
  • Iodo
  • Ferro
  • Manganês
  • Molibdênio
  • Selênio
  • Enxofre
  • Zinco

Os microminerais são necessários em pequenas quantidades diárias, podendo ser nocivos em excesso.
Abaixo mostrarei os nomes dos principais minerais, suas funções, fontes e a quantidade recomendada para ingestão diária.

CÁLCIO:

  • Fontes:  Laticínios, hortaliças de folhas verde-escuras, peixes em conserva.
  • Função:  Coagulação sanguínea, manutenção de ossos e dentes.
  • IDR: De 0,8 a 1,2g.

CROMO:

  • Fontes: Cereais, carnes, vísceras, farinha de trigo integral e levedos.
  • Função: Auxilia no metabolismo dos carboidratos.
  • IDR: De 0,05 a 0,2mg.

COBALTO:

  • Fontes: Ovos, carnes e vísceras.
  • Função: Formação de glóbulos vermelhos.
  • IDR: Não especificado.

COBRE:

  • Fontes: Peixe, fígado, carnes, nozes, leguminosas, mariscos e pão integral.
  • Função: Função enzimática e formação dos glóbulos vermelhos.
  • IDR: De 2 a 3mg.

FLÚOR:

  • Fontes: Pequenos peixes, chá, creme dental, água fluoretada.
  • Função: Endurecimento do esmalte dos dentes, o excesso pode descolorir os dentes causando manchas.
  • IDR: De 1,5 a 4mg.

IODO:

  • Fontes: Sal iodado, frutos do mar, alimentos cultivados em solo rico em iodo.
  • Função: Fabricação dos hormônios da tireóide.
  • IDR: 0,15mg.

FERRO:

  • Fontes: Farinha e cereais enriquecidos, ovos, frutas secas, carne vermelha, nozes, mariscos e leguminosas.
  • Função: Transporte de oxigênio através do sangue sendo parte essencial da hemoglobina.
  • IDR: De 10 a 20mg.

MAGNÉSIO:

  • Fontes: Nozes e sementes, leguminosas e hortaliças de folhas verdes.
  • Função: Formação de ossos e dentes, funções enzimáticas, nervosas e musculares.
  • IDR: 0,25 a 0,7g.

MANGANÊS:

  • Fontes:Frutas secas, leguminosas e grãos.
  • Função: Funções enzimáticas.
  • IDR: De 2 a 3mg.

MOLIBDÊNIO:

  • Fontes:Cevada, fígado, aveia e leguminosas.
  • Função: Funções enzimáticas.
  • IDR: 0,15 a 0,5mg.

FÓSFORO:

  • Fontes: Cereais integrais, laticínios, peixe, carnes, nozes e levedos.
  • Função: Formação de ossos e dentes e auxilia no metabolismo das gorduras.
  • IDR: De 0,8 a 1,5g.

POTÁSSIO:

  • Fontes: Banana, carne, leite, laranja, batata e iogurte.
  • Função: Metabolismo dos carboidratos, funções nervosas e musculares.
  • IDR: 2,5g.

SELÊNIO:

  • Fontes: Farinha e cereais integrais, ovos, frutos do mar, vísceras e levedos.
  • Função: Antioxidante, auxilia no bom funcionamento da tireóide.
  • IDR: De 0,05 a 0,2mg.

SÓDIO:

  • Fontes: Sal e a maioria dos alimentos.
  • Função: Funções nervosas e musculares.
  • IDR: 2,5g.

ENXOFRE:

  • Fontes: Ovos, leite, carne, leguminosas e alimentos ricos em proteína.
  • Função: Fabricação de proteínas inclusive da insulina.
  • IDR: Não especificado.

ZINCO:

  • Fontes: Cereais, farinha de trigo integral, carnes, nozes, leguminosas, mariscos e levedos.
  • Função: Funções enzimáticas, crescimento, imunidade, metabolismo das proteínas e cicatrização de tecidos.
  • IDR: 15mg.

IDR = Ingestão Diária Recomendada (para adultos)


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