Mitos e Verdades Sobre a Mamografia

O câncer de mama tem sido um dos assuntos mais falados entre as mulheres. Depois da campanha Outubro Rosa, muitas dúvidas surgiram e cada vez as mulheres vêm procurando suas respostas. A doença e a mamografia, exame que possibilita seu diagnóstico, vêm sendo alvos de muitos mitos. Muitas pessoas saem por aí falando coisas que acreditam ser verdade, mas nem sempre são.

Por isso, fique atenta aos principais mitos e verdades sobre a mamografia e o câncer de mama. Não deixe que mentiras impeçam você de tomar as atitudes corretas para a prevenção da doença!

Autoexame Dispensa a Mamografia

Esse é o maior mito sobre o assunto. Muitas mulheres pensam que fazer o autoexame é suficiente para prevenir a doença. Mas muitas vezes, a mulher só consegue sentir algum caroço depois que já tem 1 ou 2 centímetros, ou seja, a doença não está mais no início. O exame clínico é indispensável, assim como a mamografia, quando for solicitada pelo médico.

mamografia

Veja alguns mitos e verdades sobre a mamografia

A Mamografia é Cara

Muitas mulheres deixam de fazer a mamografia acreditando que seja um exame caro. Porém, isto não é uma desculpa. O SUS disponibiliza o exame para qualquer mulher que seja consultada por um médico na rede pública. Além disso, quem possui plano de saúde pode contar com a cobertura completa dos gastos com a mamografia.

Câncer de Mama Só Atinge Mulheres Mais Velhas

Isto é mais um mito! Apesar da maioria dos casos aparecerem em mulheres com mais de 55 anos, a doença pode aparecer também em mulheres mais novas. Por isso, independente da sua idade, visite o médico regularmente.

Mulheres com Seios Pequenos Não Têm Câncer

O câncer de mama não está relacionado ao tamanho das mamas, por isso, mesmo que você tenha seios pequenos precisa fazer exames periódicos e a mamografia quando for indicado.

Prótese de Silicone Atrapalha a Mamografia

Não é verdade! Mesmo com próteses é possível fazer o exame e diagnosticar a doença. Em alguns casos, o médico pode solicitar exames complementares, como uma ultrassonografia ou ressonância.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Mitos e Verdades Sobre a Mamografia