O ciclo de crescimento e queda dos cabelos

O medo de perder os cabelos atinge a maioria das pessoas, sejam homens ou mulheres. Quem nunca ficou assustado com a quantidade de fios que ficam na escova, ou com o tanto de cabelo que sai na lavagem, fios espalhados pela casa e sobre a fronha?

Mas nem sempre isso é motivo de espanto. Os cabelos passam por um ciclo, e a queda muitas vezes não é motivo de preocupação. Veja como é o ciclo de crescimento e queda dos cabelos e entenda o que é e o que não é uma queda normal.

Como o cabelo cresce?

O cabelo cresce por meio de divisão das células, que estão na papila capilar, que fica implantada na pele, no couro cabeludo. É normal que o cabelo cresça 1/3 de mm por dia. O fio de cabelo passa por muitas modificações desde que começa a crescer, ainda no couro cabeludo, até aparecer sobre a cabeça. Quando ele aparece, ele tem suas características formadas, ou seja, ele é basicamente queratina, é insolúvel em água e é rico em enxofre.

O ciclo de vida do cabelo

queda de cabelo

Nem sempre a queda de cabelo é motivo de preocupação

Ao contrário do que muita gente pensa, um fio de cabelo não cresce para sempre. Ele cresce por aproximadamente 4 ou 6 anos, para por uns 20 dias e depois cai. No lugar desse fio nasce outro e o ciclo recomeça. É por isso que perdemos cabelo todos os dias. É normal caírem aproximadamente 100 fios de cabelo por dia.

A primeira etapa desse ciclo, que é o crescimento durante 4 a 6 anos é chamada etapa anagênica. O período de transição, que dura uns 20 dias, é chamada de etapa catagênica. Nessa etapa o processo de divisão celular é interrompido e os vasos sanguíneos e nervosos são atrofiados, para que o fio se desprenda do couro cabeludo. A última etapa do ciclo do cabelo é chamada de etapa telogênica, que é quando o fio fica preso somente pela sua base, pois as atividades da raiz se encerram por completo. Dessa forma, o fio cai facilmente ao pentear, lavar, ou até mesmo passar a  mão.

Influências externas

Para que o ciclo de vida dos cabelos aconteça da forma correta, é preciso uma alimentação correta, assim como uma vida saudável. Fatores externos podem modificar esse ciclo, fazendo com que os cabelos caiam mais que o normal. Se você notar que seus cabelos estão caindo mais que o normal, procure um dermatologista. Ele pode receitar um medicamento correto.

Além de má alimentação, outros fatores podem causar a queda excessiva dos fios, como preocupação, estresse e desequilíbrio hormonal. É bastante comum que esse desequilíbrio hormonal cause queda de cabelos após o parto, seja ele normal ou cesariana. Nesses casos o dermatologista também é indicado.

O excesso de química nos cabelos e o uso excessivo de secador e prancha também podem causar a queda anormal dos fios. Evite esses excessos e sempre faça procedimentos em salões de confiança.

Não acredite em shampoos, cremes ou outros produtos que prometam fazer com que os cabelos cresçam. Como você pôde ver, os cabelos crescem de acordo com um ciclo natural.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “O ciclo de crescimento e queda dos cabelos