O que causa a trombose?

A trombose é um coágulo de sangue formado nas veias localizadas, geralmente, nas coxas ou nas pernas. No entanto, a trombose pode surgir em outras partes do corpo também. Esse coágulo impede a circulação do sangue, causando dor e inchaço na região. Grandes problemas podem surgir quando um ou mais coágulos se desprendem do local onde surgiram inicialmente e movimentam-se por toda a corrente sanguínea. Esse processo, que é chamado de embolia, pode causar danos no cérebro, no coração, nos pulmões ou ainda em outras áreas. Seu nome médico é TVP (sigla para Trombose Venosa Profunda).

Não há uma causa específica para a trombose. Ela pode ocorrer por vários motivos. Há vários fatores de risco que podem levar ao surgimento da trombose. É sobre eles que falaremos a seguir.

Fatores de risco que podem levar ao surgimento da trombose

Passar muito tempo sentado
Quando passamos muito tempo sentados – quando estamos em um avião ou em um carro, por exemplo – nossas pernas ficam na mesma posição e os músculos da panturrilha não conseguem realizar a circulação correta do sangue.

Passar muito tempo deitado
Em casos de internações hospitalares ou repousos prolongados, a trombose também pode surgir, já que o sangue também não circula da forma como deveria.

Insuficiência cardíaca
Como um coração fraco não consegue bombear o sangue como deveria, os riscos de coagulação aumentam. Logo, os riscos de trombose também.

Feridas ou impactos muito fortes nas veias
Se você bater a perna, machucar ou prendê-la em algum lugar, é necessário ficar atento. Se a veia for atingida, pode ocorrer a coagulação sanguínea. Se isso ocorrer, a área ficará inchada. Fique de olho e veja se o inchaço diminui em algumas horas. Se não diminuir, procure um médico.

Gravidez
A gravidez também é um fator de risco que pode levar ao surgimento da trombose pois o peso extra na região central do corpo aumenta a pressão exercida sobre as pernas. No entanto, na maioria dos casos, a trombose só surge se a mulher possuir suscetibilidade genética para coagulação sanguínea.

O que causa a trombose?

A trombose é a formação de um coágulo de sangue que causa dor e inchaço

Obesidade
Seguindo a mesma linha da gravidez, a obesidade é outro fator de risco já que o excesso de peso aumenta a pressão exercida sobre as pernas. Além disso, quanto maior o peso do corpo, mais difícil é a circulação do sangue, assim, você fica mais propenso a coagulação sanguínea.

Tabagismo
Fumar está diretamente associado ao risco de trombose, já que quem fuma tem a circulação do sangue afetada.

Uso de pílulas anticoncepcionais
O uso de pílulas anticoncepcionais associado ao tabagismo também é um fator de risco para a trombose.

Propensão genética a coagulação sanguínea
Existe uma desordem do sangue chamada hipercoagulabilidade que torna a pessoa mais suscetível a ter coagulação sanguínea. Embora sejam raros os casos de trombose onde a pessoa apenas tem essa desordem, é interessante ficar de olho quando esse fator de risco estiver presente ao mesmo tempo que algum outro.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

1 Comentário em “O que causa a trombose?

  1. eliude disse em 13/10/2015 às 14:42:

    Amei essa matéria muito bem explicativa, até um leigo consegui entender e muito bem.

Deixe sua opinião “O que causa a trombose?