O que é Candidíase?

Candidíase é uma infecção causada por um tipo de fungo conhecido como Candida albicans, que pode atacar qualquer parte da pele humana e se desenvolve especialmente em áreas quentes e úmidas do corpo. O fungo Candida albicans normalmente é encontrado em pequenas quantidades no nosso corpo, sem causar danos. Porém, quando o fungo encontra condições favoráveis para “crescer” – como o uso de certos medicamentos e alguns problemas de saúde – a infecção aparece, resultante do crescimento excessivo do fungo.

O organismo que está com baixa imunidade, fazendo uso de antibióticos ou pílula anticoncepcional, ou que é portador de diabetes, asma, HIV, alergias ou câncer (fazendo uso de medicamentos de quimioterapia) está mais propenso a desenvolver a candidíase. A doença pode causar sintomas desconfortáveis e evoluir para um problema mais sério. Geralmente, as áreas afetadas pela candidíase são as dobras da  pele, as unhas, os órgãos genitais, a garganta, a boca e a corrente sanguínea.

Sobre a candidíase

Sobre a candidíase

Sintomas Da Doença

Os sintomas da doença são variados e dependem do tipo de candidíase, ou seja, da parte do corpo que está afetada pela infecção.

A candidíase oral pode afetar a boca ou a garganta. Se for afetada a boca, a doença é vulgarmente conhecida como sapinho e os sintomas são o aparecimento de placas brancas dentro da boca e na língua (aftas), vermelhidão e desconforto na região da boca. Já na candidíase na garganta, surgem placas vermelhas e lisas, dor, dificuldade de engolir e rachaduras nos cantos da boca.

Quando o órgão genital feminino é atingido (candidíase vaginal), os sintomas são inflamação da vagina, coceira intensa na vagina e no canal vaginal, corrimento branco, ardor no local e ao urinar, dor na relação sexual. No órgão genital masculino surgem pequenas manchas vermelhas no pênis, lesões, um leve edema e coceira.

Nas dobras da pele, a candidíase se chama intertrigo e provoca inflamação, lesões, coceira e sensação de formigamento e queimação. É mais frequente na nuca, virilha e axilas.

Se afetar a unha (unheiro), a pele ao redor da unha fica inflamada, avermelhada e muito dolorida, aparece pus sob a pele, ínguas ou até um abscesso em casos mais graves.

Quando o fungo atinge a corrente sanguínea, temos a candidíase sistêmica ou disseminada, que pode atingir qualquer órgão do corpo e ter graves complicações. Nesse tipo de infecção, os sintomas mais comuns são febre e calafrios, que não passam mesmo com o uso de antibióticos.

Transmissão e Tratamento

Apesar de não ser considerada uma DST (Doença Sexualmente Transmissível), a candidíase pode ser transmitida pelas relações sexuais. Por isso, é importante a prevenção usando camisinha e não se descuidando da higiene pessoal.

Geralmente, a candidíase é tratada com medicamentos antimicóticos e pomadas antifúngicas, aplicadas no local. O médico pode receitar um medicamento oral por tempo prolongado, caso estas medidas não promovam a melhora esperada.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “O que é Candidíase?