O que fazer se esquecer de tomar o anticoncepcional?

A pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais usados pelas mulheres. Além de evitar a gravidez, ela também pode regular o ciclo menstrual, combater as cólicas e melhorar a pele. Por isso, nem sempre é só a questão da gestação que leva uma mulher a fazer uso da pílula.

Porém, para quem está mais preocupada com a gravidez, o uso da pílula deve ser feito de forma correta. Quando a mulher deixa de tomar a pílula no horário certo, a eficácia das substâncias que dificultam a gestação pode ir diminuindo.

Outro problema é o esquecimento. Nem todas as mulheres se lembrar de tomar a pílula e depois ficam na dúvida sobre qual é o procedimento nesses casos. Esquecer de tomar o comprimido um dia só faz mal? Vou engravidar? Hoje vamos responder a essas perguntas.

Esqueci de tomar a pílula. E agora?

A maior parte das pílulas deve ser tomada durante 21 dias, com 7 dias de pausa para a menstruação. Quando a mulher esquece de tomar esse tipo de pílula, o procedimento deve ser o seguinte:

Pílula Esquecida

Se você esquecer de tomar a pílula, não se desespere. Siga as recomendações da bula!

Até 12 horas de atraso

O recomendado é tomar a pílula normalmente e depois voltar a tomá-la no horário normal. NÃO EXISTE RISCO DE GRAVIDEZ COM ATRASO DE 12 HORAS.

Mais de 12 horas de atraso

Se o atraso for superior a 12 horas, é preciso tomar alguns cuidados, pois existe risco de gravidez. Os procedimentos corretos estarão indicados na bula do seu anticoncepcional. O mais frequente, é que a indicação varie conforme a semana em que o comprimido foi esquecido:

Primeira semana – se você fez sexo na semana anterior, procure o seu ginecologista. Do contrário, tome o comprimido assim que lembrar, siga o uso normal e utilize a camisinha em suas relações sexuais durante 7 dias.

Segunda semana – o risco é muito pequeno, então o indicado é tomar a pílula anticoncepcional quando lembrar e continuar fazendo o uso normal nos próximos dias.

Terceira semana* – quando a mulher esquece de tomar o comprimido na última semana, existem dois procedimentos possíveis. O primeiro é tomar o comprimido esquecido e começar a próxima cartela sem fazer o intervalo de 4 dias ou 7 dias. A outra opção é parar de tomar o anticoncepcional a partir do dia do esquecimento, fazer o intervalo e começar a outra cartela normalmente.

*A terceira semana aqui também corresponde ao prazo entre o 15º e o 24º dias dos anticoncepcionais para uso durante 24 dias.

Dicas Espertas

O melhor horário para tomar o anticoncepcional é pela manhã, porque assim você terá o resto do dia para se lembrar de tomar a pílula caso esqueça.

Alarmes, aplicativos e outras estratégias para se lembrar da pílula são bem interessantes. Você também pode associar o comprimido a atividades do seu cotidiano que acontecem todos os dias no mesmo horário.

Se você faz uso de pílulas de uso contínuo, é preciso tomar mais cuidado pois o esquecimento, em qualquer semana, possibilita a gravidez.

Leia a bula do seu anticoncepcional com atenção para se certificar dos procedimentos adequados. Em caso de dúvida, converse com seu ginecologista.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “O que fazer se esquecer de tomar o anticoncepcional?