O Que São Distúrbios Hormonais?

Os hormônios são substâncias produzidas pelo organismo que participam de diversas funções. Na mulher, a produção de hormônios muitas vezes está ligada à fecundidade. Durante todo o período fértil, diferentes tipos de hormônio são produzidos pra que a gravidez ocorra de forma adequada. Todas as etapas do processo que vão desde o início do período menstrual até o nascimento do bebê são controladas por hormônios.

Importância do Hormônios

Os ciclos menstruais e outras funções do organismo feminino dependem da produção de hormônios pelas glândulas hipófise, suprarrenais e a tireoide. Por isso, quando acontece algum tipo de disfunção na produção hormonal as mulher sente sintomas variados, que podem interferir na vida e no ciclo menstrual.

Problemas relacionados à intensidade da menstruação, atrasos e duração do período menstrual podem ser causados por distúrbios hormonais. Além disso, sinais psicológicos como variações de humor, perda de disposição e redução da libido também são bastante associados à produção de hormônios.

Distúrbio Hormonal

Somente o médico poderá diagnosticar e tratar distúrbios hormonais

Distúrbios Hormonais

É preciso esclarecer que os distúrbios hormonais não configuram relações simples de causa e consequência. Isso quer dizer que o problema na produção de um hormônio deve ser sempre encarado de forma global, há que a mulher pode apresentar sintomas diversos. Na prática, não adianta apenas repor o hormônio deficiente, mas sim observar todos os sinais e tratá-los com abrangência, às vezes combinando o acompanhamento de diferentes profissionais, como o ginecologista e o endocrinologista, por exemplo.

As causas dos distúrbios hormonais são bem variadas e nem sempre podem ser identificadas. A redução na produção pode ser provada por doenças ou pelo uso de medicamentos. Há também casos em que o distúrbio tem base genética. Porém, mais importante que descobrir o que causou o distúrbio é avaliar a produção hormonal e seus desdobramentos.

A Síndrome dos Ovários Policísticos é um dos problemas causados por distúrbios hormonais. Ele acontece quando a produção dos hormônios androgênios é maior que o normal. Na mulher, a quantidade hormônios masculinos deve ser liberada em pequenas quantidades. O excesso leva não só à síndrome mas também a outros problemas como ganho de peso e aparecimento de pelos no corpo.

Alguns desequilíbrios na produção de hormônios pela hipófise podem causar alterações na produção de hormônios ligados ao crescimento das glândulas mamárias e produção do leite durante o período e amamentação.

Os hormônios produzidos pela tireoide (T3 e T4) também podem ocasionar problemas. Quando eles são produzidos em excesso, o quadro é conhecido como hipertireoidismo. Já quando a produção é insuficiente, o problema é chamado de hipotireoidismo.

Tratamento

O tratamento de qualquer um desses problemas requer uma análise completa feita pelo médico. Como cada mulher tem um organismo diferente, o uso de medicação e outras formas de tratamento vão variar bastante. Dependendo do caso, o profissional poderá indicar reposição de hormônios. Também é comum que algumas mudanças alimentares sejam recomendadas.

Ter uma vida saudável, com alimentação balanceada e prática regular de exercícios físicos interfere muito nos sintomas dos distúrbios hormonais. O emagrecimento é outro ponto importante, pois o excesso de peso prejudicar a produção de hormônios e o ciclo menstrual. Mudar os hábitos pode ser o primeiro passo para contornar os problemas relacionados aos hormônios femininos.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “O Que São Distúrbios Hormonais?