Opções Para Parar de Menstruar

A menstruação mensal não é exatamente algo natural. Uma análise histórica mostra que até um passado não muito recente, as mulheres menstruavam bem menos do que hoje em dia por uma razão bem simples: várias gravidezes. Nossas avós e bisavós, como você já deve ter notado, tinha muitos filhos e, por isso, sangravam bem menos durante a vida fértil que nós, que tomamos anticoncepcional e evitamos a gravidez indesejada.

Suspensão da Menstruação

Suspensão da Menstruação

Suspensão da Menstruação

Com base nessa constatação e no sofrimento que o período menstrual traz para muitas mulheres, a medicina e a farmacologia hoje proporcionam opções para quem deseja parar de menstruar. A medida causa polêmica tanto entre o público feminino quanto entre os médicos, mas se mostra como alternativa em diversos casos. O problema é que ainda falta informação sobre os procedimentos para suspensão da menstruação e sobram dúvidas na cabeça das mulheres.

Benefícios

A lista de benefícios com a suspensão da menstruação é bem grande. Primeiro, nos livramos das cólicas, da TPM e da falta de disposição típica do período menstrual. Além disso, estudos ginecológicos mostram que a suspensão pode ajudar quem sofre com miomas, endometriose e formação de cistos. A fertilidade, diferente do imaginado, não é alterada pelo uso do hormônios pílula anticoncepcional ininterrupta.

Métodos Disponíveis

  • Pílula anticoncepcional de uso contínuo – é o método mais conhecido entre as mulheres. Com ele, ao invés da mulher pausar o uso da pílula para menstruar, segue-se o uso durante 28 dias sem interrupção. É preciso destacar que a pílula de uso contínuo é específica e deve ser indicada pelo ginecologista.
  • Injeção – as injeções periódicas à base de derivados da progesterona também são indicados para as mulheres que querem parar de menstruar. A vantagem é que não há necessidade de preocupação diária com a ingestão da pílula.
  • DIU – O dispositivo intrauterino é outra opção. Alguns modelos liberam doses diárias de um derivado da progesterona, impedindo a menstruação.

O mais importante, antes de escolher um dos métodos, é conversar com o seu ginecologista para saber se a suspensão é uma boa pedida e optar pelo método mais adequado ao seu perfil.

 


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Opções Para Parar de Menstruar