Conheça os Benefícios da Beterraba

Quando o assunto é saúde, a beterraba é sempre lembrada por seus benefícios para a saúde. Ela contém nutrientes importantes como proteínas, carboidratos e vitaminas. Além disso, é rica em sais minerais essenciais: ferro, sódio, potássio, magnésio e zinco. Na beterraba, ainda encontramos muitas fibras, água e açúcares. Por tudo isso, o seu consumo é muito indicado para quem procura ter uma vida mais saudável.

E não é apenas na alimentação que a beterraba se destaca. No passado, quando a produção de açúcar a partir da cana era a principal atividade econômica no Brasil, os europeus descobriram que era possível produzir açúcar de modo semelhante usando a beterraba. De lá pra cá, ela vem sendo usada não só para produzir açúcar como também para a produção de álcool.

Curiosidade: o nome da beterraba tem origem francesa e quer dizer algo como “nabo de acelga”.

Benefícios Para a Saúde

Os componentes nutricionais da beterraba garantem os diversos benefícios para a saúde trazidos pelo alimento. Ela pode ajudar na prevenção da anemia ferropriva, além de melhorar a prisão de ventre e combater os problemas relacionados à retenção de líquidos.

Estudos comprovam que o consumo regular de beterraba protege o fígado, impedindo o aparecimento de diversas doenças. Devido à presença dos antioxidantes naturais, a hortaliça combate os chamados radicais livres – moléculas “soltas” no organismo que são responsáveis por inúmeros problemas, incluindo o câncer.

A presença do ferro na beterraba é bastante conhecida popularmente. Por isso, ela é muito recomendada nos casos de anemia por falta do mineral. No entanto, o ferro de origem vegetal nem sempre é bem absorvido pelo organismo e outros alimentos são fontes melhores do nutriente. Assim, a beterraba é sim benéfica, mas não pode ser usada como tratamento único de pessoas anêmicas.

Outra questão importante relacionada ao consumo da beterraba diz respeito aos diabéticos. Quem sofre com a doença deve evitar o consumo excessivo do alimento e conversar com um médico ou nutricionista para saber a quantidade adequada de beterraba na dieta. Essa quantia varia de pessoa para pessoa.

Lista de Propriedades

Beterraba

Beterraba

  • A ingestão de beterraba ajuda a reduzir os níveis do colesterol ruim presente no organismo;
  • Por ser rica em ácido fólico, ela é fundamental para o corpo humano, mas principalmente para mulheres grávidas, pois atua na formação de tecidos do embrião;
  • A beterraba também é responsável por benefícios neurológicos, porque contém substâncias que estimulam o bom funcionamento cerebral e regulam as funções nervosas;
  • O alimento pode ser usado na prevenção de doenças como reumatismo, artrose, artrite e gota;
  • Ela também atua de modo benéfico sobre a bexiga e a vesícula, combatendo doenças relacionadas ao trato urinário;
  • O suco feito com a beterraba é altamente diurético, tônico e refrescante, sendo indicado para descongestionar as vias urinárias.

Dicas de Uso

Para aproveitar todos esses benefícios, é importante seguir algumas recomendações na hora de comprar, armazenar e preparar a beterraba. Veja as sugestões:

  • A beterraba crua contém mais nutrientes. Ao cozinhá-la, procure fazer isso de modo a não perder todas as substâncias benéficas na água do cozimento. Uma boa dica é colocá-la na panela de pressão com casca juntamente com o feijão;
  • Quando for guardá-la na geladeira, use um saco plástico perfurado e amarrado. Dessa forma, ela se manterá fresca por até 15 dias;
  • A beterraba descascada e picada dura menos tempo na geladeira. Ela deve ser armazenada em potes com tampa por 3 ou 4 dias;
  • Uma beterraba grande pode ser viçosa, mas as pequenas e médias são mais ricas em nutrientes. Escolha aquelas que estiverem com a cor mais viva, sem amassados ou partes descascadas;
  • As beterrabas orgânicas são excelentes, porque não receberam produtos tóxicos durante a produção. Elas geralmente são vendidas com as folhas, que também podem ser aproveitadas.

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