Os Efeitos do Bullying

Até bem pouco tempo, a palavra bullying não fazia parte do nosso cotidiano, ainda que muitas pessoas já tenham vivido essa experiência na pele. O termo, originalmente em inglês, é usado para se referir a “atos de violência física ou psicológica intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos, causando dor e angústia e sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder” (Fonte: Wikipedia).

Bullying

Muito comum na infância, o bullying pode prejudicar a vida da pessoa até a vida adulta

Bullying na Infância

A infância é o período em que esse problema mais ocorre, apesar de não ficar restrito às crianças. Muita gente questiona “ah, na minha época não tinha problema ofender os amigos na escola”, mas os efeitos desse tipo de violência costumam ser medidos depois de muitos anos. Vários casos de crianças que tentam suicídio ou desenvolvem problemas psicológicos graves por causa das agressões sofridas no ambiente escola são vistos atualmente.

Efeitos da Agressão

Estudo Nacional de Desenvolvimento Infantil Britânico analisou, dentre outras coisas, o impacto do bullying durante a infância na vida adulta. O resultado da pesquisa mostrou que pessoas que sofreram com esse tipo de agressão física ou psicológica na escola apresentam maiores índices de ansiedade, insatisfação, isolamento e pensamentos suicidas em comparação a adultos que não foram vítimas de bullying. Além disso, as pessoas que foram violentadas na infância podem responder de forma violenta na vida adulta, tornando-se também agressores.

O Que Fazer?

Pessoas que já sofrem com quadros de depressão e ansiedade devido ao bullying, precisam procurar auxílio médico e psicológico para que o problema seja tratado adequadamente. Também é fundamental observar o comportamento de crianças e adolescentes dentro de casa. Em hipótese alguma estimule seus filhos a agredirem os colegas, seja de forma física ou psicológica. Caso note que a criança apresenta medo de ir a escola, converse e procure saber o que está acontecendo. A fim de evitar efeitos negativos no futuro, é melhor tentar solucionar essas questões com conversas e medidas práticas o quanto antes.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Os Efeitos do Bullying