Osteoporose – Alimentos que Prejudicam a Absorção do Cálcio

Para prevenir e tratar a osteoporose é preciso manter uma dieta rica em cálcio, um mineral responsável por fortalecer os ossos, evitando as fraturas. Dentre os alimentos ricos em cálcio, encontramos o leite e seus derivados, a soja, os vegetais (especialmente os de cor escura), sardinha, dentre outros. É aconselhável que se consuma por volta de 1000 mg de cálcio diariamente, quantidade encontrada em 3 copos de leite, 3 potes de iogurte, ou 9 sardinhas pequenas.

Porém, existem alguns alimentos que podem dificultar a absorção do cálcio pelo organismo. Veja quais são esses alimentos e como podem ser ingeridos sem atrapalhar a absorção do cálcio.

cafe

Alguns alimentos roubam o cálcio do seu organismo

Café

A cafeína presente no café pode prejudicar a absorção de cálcio pelo organismo, impedindo o fortalecimento dos ossos. Por isso, a famosa combinação de café com leite não é indicada. Mas se você tomar dois ou mais copos de leite por dia e apenas 1 ou 2 xícaras de café, não será prejudicada. O que não pode é exagerar na quantidade de café.

Refrigerante

Os refrigerantes são ricos em fósforo, que aumenta a liberação do paratormônio. Esse hormônio controla a quantidade de cálcio que temos nas células e nos ossos. Estando elevado, acaba mobilizando mais cálcio do osso pra corrente sanguínea, deixando os ossos mais frágeis.

Os refrigerantes de cola são piores, porque além do fósforo, possuem também a cafeína, a mesma substância presente no café, que inibe a absorção do cálcio, eliminado-o na urina.

Chocolate

Essa delícia também possui cafeína em sua composição. Além disso, tem ácido oxálico, uma substância que elimina o cálcio pelas fezes. Especialistas advertem que mesmo os chocolates ricos em cacau possuem cafeína, na mesma proporção. Mas se for para comer de vez em quando, é melhor escolher os que possuem grande quantidade de cacau, porque vão atrapalhar a absorção do cálcio, mas pelo menos são antioxidantes.

Excesso de Proteínas

As proteínas são indispensáveis para o nosso corpo, mas não podem ser consumidas em excesso. O organismo gasta muito cálcio para processar a proteína, por isso, se for ingerida em excesso fará com que muito do cálcio consumido seja eliminado pela urina. O correto é consumir no máximo 1 grama de proteína por quilo do indivíduo.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Osteoporose – Alimentos que Prejudicam a Absorção do Cálcio