Pilates Emagrece? Conheça os Benefícios do Exercício

O pilates é um método de controle muscular que ficou conhecido por auxiliar no tratamento e prevenção de problemas de coluna. O método consiste em exercícios para fortalecimento dos músculos que são feitos no chão ou com a ajuda de aparelhos. Um dos aparelhos mais utilizados é o reformer, que serve para exercitar diferentes partes do corpo (observe a imagem abaixo).

O pilates ajuda a emagrecer?

É comum ouvirmos falar que toda atividade emagrece, mas existem aquelas que ajudam mais ou menos na perda de peso. A princípio, o pilates não integra a lista de exercícios mais emagrecedores, porque é mais muscular e menos aeróbico. Por isso, quem deseja emagrecer fazendo pilates precisa combinar uma dieta balanceada com séries de pilates aeróbico. Vale a pena conversar com o seus instrutor de pilates e informá-lo desse objetivo para que as atividades sejam mais focadas.

No emagrecimento, o pilates tem função importante porque acelera o metabolismo, tonifica os músculos e reduz o índice de gordura. Dependendo da intensidade da aula, a pessoa pode gastar de 240 a 450 calorias com os exercícios durante o período de 1 hora. Outro importante benefício do método é controlar a ansiedade, que costuma ser responsável pela ruína das dietas. Com apenas 1 mês de aula com atividades 4 vezes por semana já é possível notar os resultados.

Principais benefícios do pilates

O pilates traz benefícios para a postura, para os músculos e até mesmo para a concentração. Veja algumas das vantagens trazidas pelo método:

  • melhora a postura, tornando a coluna mais reta;
  • combate as dores causadas por problemas posturais e de coluna;
  • tonifica a musculatura de todo o corpo;
  • aumenta a concentração;
  • alivia o estresse e o nervosismo;
  • aumenta a consciência corpórea;
  • define os músculos do abdômen, deixando a barriga mais “lisa”;
  • auxilia no controle da cólica menstrual;
  • pode aumentar a densidade óssea, prevenindo doenças como a osteoporose;
  • também previne as doenças nas articulações, como a artrite;
  • estimula a circulação sanguínea;
  • melhora o humor e a qualidade do sono.

Todos os benefícios podem ser obtidos quando a prática do pilates é regular. Isso quer dizer que não adiante ir até a academia dura algumas semanas e esperar que todos os resultados apareçam de uma vez.

Reformer

Reformer sendo utilizado durante uma aula de pilates

 

Dica Esperta

Se você quer emagrecer com saúde, uma boa dica é sempre apostar no exercício que mais te faz bem. O pilates, por exemplo, não é um super emagrecedor, mas traz benefícios e também contribui para a perda de peso. Quando a pessoa se sente bem fazendo a atividade, as chances de aproveitamento dos benefícios são bem maiores, além, é claro, do prazer envolvido.

Outra dica é buscar um tratamento multidisciplinar, ou seja, com o envolvimento do professor de educação física, um nutricionista e um psicólogo. Alguns médicos também podem ser importante, como o endocrinologista. Recorrendo às instruções de todos esses profissionais, fica bem mais fácil cuidar do corpo sem prejudicar a mente.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Pilates Emagrece? Conheça os Benefícios do Exercício