Por Que Comer Semente de Abóbora?

Nossos hábitos alimentares muitas vezes envolvem o desperdício de ingredientes importantes, como sementes, talos e cascas. Na verdade, essas partes de alimentos comumente descartadas são ricas em nutrientes importantes e, por isso, devem ser incluídas em nosso alimentação. É o caso da semente de abóbora, que vem se mostrando tão ou mais benéfica para a saúde que a própria hortaliça. Conheça mais sobre esses benefícios!

Benefícios da Semente de Abóbora

As sementes contém um aminoácido chamado de triptofano, que trabalha na captação da serotonina pelo sistema nervoso. Na prática, isso quer dizer que o consumo das sementes de abóbora ajuda a aumentar a sensação de bem estar, além de combater a insônia e a ansiedade.

Outro componente importante é o magnésio, que atua como relaxante e traz benefícios para o coração. As proteínas encontradas na semente favorecem a estabilização do açúcar no organismo, contribuindo, assim, para a perda de peso. Já o zinco é um protetor natural da próstata, sendo indicado principalmente para os homens.

O ferro é encontrado em boas quantidades na semente de abóbora, fazendo com que o alimento seja um bom substitui para a carne. Elas também contêm fito-esterol, uma  substância que engana o nosso organismo como se fosse colesterol e contribui para baixar os índices de gordura ruim.

As fibras contidas principalmente na casca da semente de abóbora ajudam a regular o intestino e reduzir a sensação de fome. O pH da semente é alcalino, diferentemente de grande parte dos alimentos, que têm pH ácido. Assim,  consumo pode ajudar a regular a acidez, que está relacionada a vários problemas de saúde.

Semente de Abóbora

Conheça os benefícios da semente de abóbora para a saúde

Chá de Semente de Abóbora

Estudos mostram que a semente contém substâncias com ação anti-inflamatória comparada a dos remédios à base de indometacina, só que sem os efeitos colaterais. Por isso, o chá de semente de abóbora é indicado para combater vários tipos de inflamação. O preparo da receita é bem simples. Você vai precisar de:

  • 150 g de semente de abóbora
  • 1 litro de água filtrada

Coloque a água em uma chaleira e leve ao fogo. Quando começar a formar as primeiras bolhas, acrescente as sementes, abaixe o fogo e deixe cozinhando por 20 minutos. Desligue, coe e reserve para tomar morno. O ideal é consumir o chá em pequenas porções durante todo o dia.

Xarope de Semente de Abóbora

Os benefícios da semente de abóbora também podem ser aproveitados por meio de um xarope caseiro. A receita é indicada para tratar a asma e outras doenças respiratórias, por causa do efeito anti-inflamatório das sementes. O mel e o extrato de própolis potencializam ainda mais os efeitos benéficos do xarope. Veja as quantidades:

  • 60 sementes de abóbora
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 25 gotas de extrato de própolis
  • 250 ml de água filtrada

Quebre as sementes e tire a casquinha, deixando apenas o miolo mais macio. Coloque-os no liquidificador juntamente com a água e mel e bata até obter uma mistura homogênea. Ao final adicione as gotas de própolis, misture e armazene em um vidro escuro. Você deve tomar 3 colher (sopa) do preparado durante o dia.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Por Que Comer Semente de Abóbora?