Postura Correta Nos Movimentos do Dia-a-Dia

Quem pensa que as lesões musculares só acontecem durante práticas esportivas está muito enganado. Atividades do dia-a-dia, como lavar louças e roupas, arrumar a casa e estender a roupa no varal podem causar lesões, pois submetem o corpo a posturas arriscadas para a coluna vertebral, quadris, joelhos e ombros.

O fisioterapeuta Leonardo Stahelin Eicke, membro da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC), de Florianópolis (SC), aconselha as donas de casa a ficarem atentas aos movimentos básicos nas tarefas de casa. Ele fala que a casa também é um ambiente de trabalho, por isso ter atenção é fundamental para evitar problemas no futuro. Ele ainda dá algumas dicas de posturas corretas em algumas tarefas domésticas, a fim de evitar as lesões. Veja!

Lavar Roupas ou Louças

Errado: Inclinar o corpo para a frente. Isso sobrecarrega a coluna.

Certo: Procure manter a coluna alinhada, com um dos pés apoiado em um banco bem baixo.

lavar louca

Evite lesões na coluna ao lavar a louça

Estender as Roupas no Varal

Errado: Elevar muito os braços para alcançar o varal, o que sobrecarrega a região cervical.

Certo: Procure colocar o varal em uma altura acessível, de modo que sua mão não ultrapasse a linha dos ombros.

Varrer Embaixo dos Móveis

Errado: Ficar em pé, curvando a coluna para a frente.

Certo: Use um banquinho bem baixo para sentar em frente ao móvel, ou agache, mantendo os músculos abdominais contraídos, para proteger a coluna.

Arrumar Armários e Gavetas

Errado: Curvar demais o tronco para a frente gera sobrecarga direta na região lombar, o que pode provocar dores imediatas. Quanto mais longa a atividade, maior o risco.

Certo: Sente-se em um banco baixo, de modo que a coluna fique alinhada e protegida. Mantenha os músculos do abdome contraídos para reforçar a proteção.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Postura Correta Nos Movimentos do Dia-a-Dia