Quais São os Dias do Período Fértil e Quanto Tempo Ele Dura?

O período fértil corresponde aos dias em que a mulher pode engravidar. Como todas sabem, durante a vida adulta, as mulheres passam por ciclos controlados por oscilações hormonais, que estão relacionados à capacidade de reproduzir. Esses ciclos são concluídos e iniciados pela menstruação. Quando nós menstruamos, significa que não houve fecundação e que, portanto, um novo ciclo deve se iniciar.

Após a menstruação, vários hormônios são produzidos pelo organismo feminino para a formação dos folículos ovarianos, que protegem o óvulo até que ele esteja maduro. Somente após esse momento é que ocorre a ovulação, ou seja, a liberação dos óvulos para que sejam fecundados. É justamente esse momentos que chamamos de período fértil, pois é quando o óvulo pode entrar em contato com um espermatozoide para que aconteça a fecundação.

Os Dias do Período Fértil

O ciclo menstrual regular tem 28 dias. No entanto, nem todas as mulheres possuem um ciclo regular. Existem aquelas que possuem ciclos menores ou maiores. Existem também casos em que os dias variam de mês para mês. Por isso, calcular o período fértil não é exatamente uma coisa simples.

Para um ciclo regular, o cálculo é um pouco mais fácil. Primeiramente, é preciso dividir a quantidade de dias do ciclo por 2. Assim, o 14º dia é a data aproximada da ovulação. Como o sistema reprodutor não funciona exatamente como um relógio, é preciso acrescentar 3 dias antes do 14º e 3 dias depois. O período fértil corresponde, dessa forma, ao espaço entre o 11º e o 17º dia do ciclo.

Período Fértil

Como você pode notar, o período que vai do 11º ao 16º dia ciclo menstrual é o mais propício para a gravidez

Se o seu ciclo tem uma quantidade menor ou maior de dias, a base para o cálculo é a mesma. Se o intervalo entre uma menstruação e outra é de 30 dias, por exemplo, a data aproximada da ovulação é o 15º dia e o período fértil vai do 12º ao 18º dia.

Quanto Tempo Dura o Período Fértil?

Tomando o cálculo como base, você pode notar que o período fértil dura, em média, 7 dias. Mas nada disso é muito certeiro, porque cada organismo funciona de uma forma diferente. É preciso pensar também que o espermatozoide pode viver até 5 dias no organismo feminino até encontrar o óvulo maduro para fecundar. Assim, se você fez sexo 5 dias antes do início do período fértil, poderá engravidar do mesmo modo.

As mulheres que desejam engravidar devem sempre apostar nos dias do período fértil para a prática sexual, o que aumenta muito as chances de uma fecundação. Já para aquelas que não esperam um bebê, conhecer o período de ovulação não é uma forma de prevenir a gravidez. O método chamado de tabelinha, que já foi usado muito usado como contraceptivo, é muito pouco eficaz.

Outra dica é o uso do teste de ovulação, comumente vendido em farmácias. Eles utilizam a urina ou saliva da mulher para medir os hormônios e definir quando a mulher está fértil. Algumas marcas disponíveis no mercado tem até 98% de confiabilidade. O funcionamento depende do fabricante, mas não é nada difícil entender os testes. Com eles fica mais fácil acerta o período fértil e engravidar rapidamente.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Quais São os Dias do Período Fértil e Quanto Tempo Ele Dura?