Qual É o Colesterol Bom?

Falar de colesterol é algo complicado porque existe muita desinformação sobre o assunto. Somos sempre bombardeados com os riscos do colesterol alto, porém dificilmente encontramos explicações mais claras sobre qual é a atuação das gorduras em nosso organismo e quando elas devem ser evitadas.

Apenas para começar a tratar do tema, é fundamental lembrar que o colesterol tem papel importantíssimo em nosso organismo. Sim, precisamos do colesterol tanto quanto precisamos de nutrientes e água. O problema reside basicamente no quantidade de gordura presente no organismo.

Para que serve o colesterol?

O colesterol é uma gordura encontrada em todas as células do corpo humano. Essa substância gordurosa forma a membrana que reveste as células e também participa da síntese de hormônios essenciais como o cortisol, o estrógeno e a testosterona.

A gordura ainda serve para a produção da bile, além de forma a mielina (revestimento natural dos nervos). A metabolização de algumas vitaminas, como é o caso da A, da D, da E e da K, depende da presença do colesterol porque elas são lipossolúveis. Em resumo, várias atividades do organismo necessitam de gordura.

O colesterol encontrado no corpo humano pode ter duas origens endógena, quando é produzido pelo nosso fígado, e exógena, se for obtido por meio da alimentação. A maior parte do colesterol é fabricado pelo próprio organismo, mas precisamos de ingerir algumas gorduras através dos alimentos. Existem algumas formas de colesterol que não são sintetizadas pelo fígado e, por isso, são as mais importantes na dieta.

Gorduras boas

As gorduras boas são aquelas que protegem o seu coração

Qual é o bom colesterol?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as funções do colesterol, vamos entender a diferença entre o bom colesterol e mau colesterol. As siglas LDL e HDL são normalmente usadas para distinguir os tipos de colesterol. Elas vêm do inglês e querem dizer, respectivamente, “Low-density lipoprotein” e “High-density lipoprotein”.

Estamos falando de lipoproteínas que transportam o colesterol pelo organismo. A LDL leva as gorduras do fígado para os tecidos e células. Já a HDL faz o movimento contrário, trazendo gorduras para que o fígado possa eliminar. Por isso, o chamado colesterol HDL é visto como bom, enquanto o LDL é taxado de ruim.

O bom colesterol age como uma vassourinha, limpando o excesso de gorduras presentes no organismo. Por isso, ele é fundamental para o controle dos índices de colesterol e, consequentemente, para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Alimentos Com Gorduras Boas

As lipoproteínas são produzidas conforme os níveis de colesterol. As gorduras saturadas e trans dão origem a lipoproteínas de baixa densidade (LDL). Já as gorduras insaturadas favorecem a produção de lipoproteínas de alta densidade (HDL). Na prática, isso quer dizer que os índices do bom colesterol dependem muito do que comemos.

Para favorecer a produção de HDL é preciso ingerir gorduras boas. Elas geralmente são obtidas por meio de óleos vegetais, como o azeite e óleo de linhaça. As sementes oleaginosas também são fonte de gorduras boas, como é o caso da castanha, das nozes e do amendoim. O abacate os peixes de água fria (salmão, arenque, atum e sardinha) também são indicados para melhorar os índices do bom colesterol.


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