Refluxo

O refluxo gastroesofágico é uma doença que atinge muitas pessoas, mas nem todos conhecem seus sintomas. É um incômodo que causa queimação e azia no estômago, podendo se tornar bem mais grave em alguns casos.

Esse problema acontece quando o suco gástrico volta do estômago e atinge o esôfago e outros órgãos, causando a queimação. O correto é a entrada do estômago se fechar após a entrada da comida mastigada, mas em algumas pessoas essa entrada não se fecha, causando o refluxo.

refluxo

Esta imagem mostra como ocorre o refluxo: suco gástrico saindo do estômago, em direção ao esôfago

Sintomas

O principal sintoma é dor no tórax, às vezes muito intensa. Essa dor se mistura à queimação e azia e pode causar vômitos. Em alguns casos há dificuldade para engolir, já que o esôfago fica mais apertado.

O mau hálito também pode ocorrer em pacientes com problema de refluxo, além de possibilidade de corrosão nos dentes, devido ao suco gástrico que chega à boca. As aftas são outro problema causado pelo refluxo. A voz também pode ser afetada, deixando o paciente rouco.

Evolução da Doença

Muitas pessoas não tratam o refluxo porque é uma doença simples. Mas qualquer doença sem tratamento adequado pode se agravar e gerar quadros mais graves. Nesse caso, o refluxo causa feridas no esôfago, que por ser muito agredido, pode ter o seu tecido trocado por outro, o que pode gerar um câncer.

Para evitar essa evolução tão grave, é preciso fazer o tratamento adequado com medicamentos indicados por um médico. Algumas dicas simples podem evitar que o suco gástrico suba pelo esôfago:

  • Evite se deitar assim que comer. O ideal é esperar pelo menos duas horas depois de comer;
  • Eleve o travesseiro na hora de dormir, para que o esófago fique mais alto que o estômago, evitando o refluxo.

Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Refluxo