Remédios Naturais para Regular a Menstruação

São muitas as mulheres que têm problemas com menstruação descontrolada. Em alguns casos, isto pode ser sintoma de algum problema mais sério, como ovário policístico, endometriose, mioma, ou outros problemas relacionados ao útero. Porém, em muitos casos, a menstruação desregulada pode não estar ligada a nenhum problema mais grave. É um simples descontrole hormonal, que não causa danos à saúde, porém é bem incômodo para a mulher, que nunca sabe o dia certo que vai ficar menstruada e nem sabe quantos dias vai durar. E às vezes o fluxo intenso pode deixar a mulher mais fraca e desanimada. Esse descontrole pode ser causado por estresse e até mesmo por excesso de atividades físicas.

Nesses casos, um simples remédio caseiro pode ajudar a regular o fluxo menstrual, diminuindo os desconfortos causados, como a TPM e as cólicas.

O chá de arruda favorece a circulação sanguínea, pois atua sobre os vasos sanguíneos. Dessa forma, o fluxo não fica preso, causando os desconfortos e dores.

Como Fazer o Chá de Arruda

Para fazer o chá, coloque uma colher (sobremesa) de folhas de arruda em uma xícara e complete com água fervente. Abafe e deixe descansando até que fique morno. O chá deve ser tomado 3 vezes ao dia nos 3 dias que antecedem a provável menstruação.

Em casos de gravidez, suspeita de gravidez ou lactação, o chá não deve ser tomado. Só tome o chá se tiver certeza absoluta de que não está esperando um bebê.

Chá para Menstruação Excessiva

As mulheres que têm fluxo muito intenso também sofrem de desconfortos e dores, além da fraqueza e desânimo. Para diminuir o fluxo, pode-se usar um chá caseiro:

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de cavalinha
  • 1 colher de sopa de cascas de carvalho
  • 2 colheres de sopa de tília

Como Fazer

Coloque as ervas em um recipiente e adicione 3 xícaras de água fervente. Espere esfriar, coe e beba de 3 a 4 xícaras por dia, durante os 15 dias anteriores à menstruação.

Este chá evita a menstruação excessiva, evitando a anemia por perda de sangue. Mas se os sintomas permanecerem, um médico deverá ser consultado.

Aprenda a fazer remédios caseiros para regular a menstruação

Chá de Canela para a Menstruação Descer

Em alguns casos, a menstruação pode demorar muito a descer, causando desconfortos como as cólicas e a TPM. Além disso, pode ocorrer inchaço na barriga e nos seios. Quando a menstruação se atrasa, e não há nenhuma possibilidade de gravidez, pode-se usar a canela para fazer com que o fluxo seja normalizado.

A canela ajuda na circulação sanguínea, fazendo com que o fluxo preso seja solto e desça espontaneamente. Veja como fazer o chá, que além de tudo, é muito saboroso.

Ingredientes

  • 5 paus de canela
  • 1 xícara de água

Modo de Preparo

Coloque a água para ferver e adicione os paus de canela. Depois que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe fervendo por 10 minutos. Após esse tempo, apague o fogo e espere o chá amornar. Coe e tome ainda morno.

Observação: Antes de tomar qualquer chá que faça a menstruação descer, certifique-se de que não está grávida, pois eles podem ser abortivos no caso de uma gestação.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Remédios Naturais para Regular a Menstruação