Suco de Cranberry – Para que Serve e Onde Comprar

O cranberry, também conhecido no Brasil como oxicoco, é um frutinha vermelha pouco comum em nosso país. Assim como outras frutas vermelhas, o cranberry contém vitaminas A, C e D, além de flavonoides – substâncias antioxidantes que auxiliam na prevenção de doenças. Mas o que tornou a fruta realmente famosa foram os estudos que a relacionam ao tratamento da infecção urinária.

O que é Infecção Urinária

As infecções do trato urinário são causadas por microrganismo (geralmente bactérias) que se alojam na bexiga ou nos rins. Os principais sintomas do problema são: dor ao urinar, urina escura, incontinência urinária e aquela vontade constante de ir ao banheiro. A doença é mais comum entre o público feminino. Estima-se que 1 em cada 4 mulheres sofre com as infeções ao longo da vida. A boa notícia para as nossas leitoras é que o cranberry possui propriedades comprovadas na prevenção da infecção urinária (cistite).

Cranberry

Cranberry: a fruta funcional do momento!

Benefícios do Suco de Cranberry

Tudo começou em 1998, nos Estados Unidos, quando pesquisadores da Rutgers University mostraram que a proantocianidina (PAC) encontrada no cranberry dificultava a fixação de bactérias no trato urinário. Desde então, outros estudos foram conduzidos em todo o mundo e os resultados de um modo geral são bastante animadores. Nos casos em que a infecção urinária é recorrente, é possível observar uma redução na repetição da doença quando o paciente consome o suco da fruta. É importante destacar, no entanto, que a ingestão do suco de cranberry não substitui o tratamento médico adequado.

Onde Encontrar o Cranberry

Há algum tempo eu estava com a imunidade um pouco baixa e tive várias infecções urinárias em um curto espaço de tempo. Então a Marcella, minha nutricionista, falou sobre o suco de cranberry e eu resolvi experimentar. Ela me disse que eu encontraria facilmente nos supermercados, mas não foi bem assim. Eu só achei o suco de caixinha em uma rede de hipermercados e o preço era bem salgado: quase R$15 por 1 litro.

O suco industrializado pode ser comprado em hipermercados, principalmente nos supermercados que tem maior variedade de produtos gourmet. Em farmácia e lojas de produtos naturais também é possível encontrar o cranberry desidratado ou em sachê – a marca Pilicis é mais conhecida.  A venda de produtos à base de cranberry também é bem comum pela internet. Existe sites especializados no produto onde é possível comprar o cranberry em cápsulas. Nesse caso, vale a pena buscar sites e marcas confiáveis para não comprar gato por lebre.

Informações Adicionais

O cranberry e o goji berry são a mesma coisa? Essa pergunta é sempre feita, devido ao nome parecido mas não são.  Berries ou o berry é referente as frutas que tem bagas. Mas ambos possuem propriedades antioxidantes, vitamina C e são aliados nos processo de emagrecimento. O cranberry tem apenas 46 calorias para cada 100 gramas da fruta. Assim como a dúvida em relação à semelhança com o goji berry, tem quem pense que o cranberry é amora, é framboesa, é blueberry, golden berry, é mertillo… Não pessoal, embora às vezes os nomes se pareçam e as frutas se pareçam, elas são diferentes.

O suco de cranberry é a forma mais fácil de se alimentar da fruta e a quantidade diária máxima (posologia) indicada não deve ultrapassar meio litro.

Pessoas com diabetes devem ficar sempre atentos à tabela nutricional dos sucos industrializados para ter a certeza se o suco é diet, ou seja, não contém açúcar, para que seja permitido para diabéticos.

Cranberry e Pedra nos Rins – A verdade

O cranberry ele realmente indicado para infecções do trato urinário, como a bexiga, pois combate a bacteria E. coli.

O problema é que as pessoas associaram que já que o suco é bom para infecção urinária é bom também para pedras nos rins, mas é mentira. Ao contrário, o suco de cranberry ao invés de eliminar as pedras, ele pode fazer aumentar o cálculo renal.

Pesquisadores comprovaram que o suco faz aumentar o oxalato de cálcio, que está na composição dos cálculos. Uma pesquisa mostrou que nas pessoas que fizeram uso do suco de cranberry para os rins tiveram as pedras aumentadas em 18%.

Fique atento, hoje em dia as frutas da moda, bem como os alimentos funcionais ganham uma popularidade que não justifica tanto. As pessoas acabam consumido estes novos produtos como se fossem o remédio milagroso para todos os problemas, e não é bem assim. Além do mais é importante conhecer todos os ativos presentes nas frutas pois nem tudo que é bom para uma pessoa é boa para todas.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

6 Comentários em “Suco de Cranberry – Para que Serve e Onde Comprar

  1. Gisele disse em 09/08/2014 às 13:18:

    Encontrei no extra e no mini extra.da marca del vale misturado com maçã. Sabor melhor do que o puro

  2. edjane morais disse em 09/04/2015 às 11:09:

    onde comprar suco Cranberry

  3. iraides odas gartner disse em 29/04/2015 às 18:05:

    Eu moro na Praia Grande , como eu posso comprar as capsulas de Cranberry, estou com a receita cranberry 500 mg….

    • Emília Silva disse em 30/04/2015 às 11:09:

      Iraides, procure por farmácias de manipulação aí na Praia Grande.

Deixe sua opinião “Suco de Cranberry – Para que Serve e Onde Comprar