Tensão Pré Menstrual – Dicas contra a TPM

Num momento uma tristeza profunda, logo em seguida uma irritação sem motivo, daí a um pouquinho, total euforia: isso tudo no mesmo dia.
Se você já se sentiu assim, e ficou com medo de estar desequilibrada, não se assuste, pode ser a TPM!

A TPM, tensão pré-menstrual atinge a maioria das mulheres tornando os 15 dias anteriores a menstruação um desafio!

Muitas mulheres tem uma TPM branda, de apenas poucos dias antes da menstruação com sintomas comuns como o inchaço das mamas, dores de cabeça e humor instável. Outras portanto tem que enfrentar uma batalha contra além dos sintomas comuns outros mais perturbadores como fadiga, dores no corpo, enjoo, vontade de comer certos alimentos, alterações graves no humor causando desentendimentos no trabalho e em casa.

Essa TPM exagerada é perigosa porque pode agravar uma depressão, levar uma mulher que estava com stress e problemas emocionais a tomar atitudes ruins para ela mesma.
Se você sofre de uma tensão pré-menstrual exagerada, é preciso que você tome cuidados especiais boas dicas são:

TPM

TPM

  • Avise as pessoas com quem convive (em especial o marido, namorado, noivo…) que está sofrendo com a TPM para que elas lhe ajudem a não perder o controle e sejam mais pacientes.
  • Faça exercícios, os exercícios liberam uma maior carga de endorfinas minimizando os sintomas de tristeza e agressividade. Escolha um exercício agradável e leve como alongamentos e caminhadas.
  • Alimente-se bem coma muitas frutas e vegetais que contenham antioxidantes naturais e cereais integrais.
  • Evite bebidas alcoólicas, cafeína, refrigerantes a base de cola e carne vermelha pois esses alimentos são excitantes e agravam os sintomas da TPM.
  • Passe um tempo ao ar livre, ficar entre 4 paredes pode piorar a sensação de “ninguém me ama ninguém me quer” muito comum nesse período.
  • Coma 1 tabletinho de chocolate meio amargo nas horas de desespero, o chocolate também ajuda na liberação de endorfinas e em especial o meio amargo e o amargo tem antioxidantes que só fazem bem! mas não exagere pois chocolate em excesso tem o efeito contrário e pode agravar os sintomas de agressividade e stress!

Importante: Fique alerta a tensão pré-menstrual exagerada pode ser também um indicativo de problemas sérios como miomas e cistos, por isso visite seu ginecologista com frequência!


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

2 Comentários em “Tensão Pré Menstrual – Dicas contra a TPM

  1. bianca disse em 01/07/2010 às 12:52:

    gostei muito das dicas e como li agora vou pratica-las daqui pra frente. obrigada.

  2. Aline disse em 12/01/2012 às 12:35:

    obrigada,minha tpm não costuma ser exagerada + se eu precisar ja sei o que fazer!

Deixe sua opinião “Tensão Pré Menstrual – Dicas contra a TPM