Calça Jeans Desbotada – Como Tingir?

Eu nem sei se sou só eu ou todas as mulheres são assim, mas quando gosto de uma calça jeans, me apego quase emocionalmente. É tão difícil encontrar uma peça que vista bem, que dá vontade de usá-la pelo resto da vida. O problema é que o jeans, com o passar do tempo, vai ficando desbotado e feio. Mas existe um jeito de salvar aquela calça jeans desbotada amada: tingimento.

Vale ressaltar que o resultado pode variar muito conforme a qualidade do jeans e a tinta usada. Assim como nas tinturas de cabelo, a regra é  ao pintar usar sempre um tom mais escuro que o original. Assim, a tinta preta é a mais adequada, pois com certeza vai cobrir a coloração anterior. Se a peça for bem clarinha, dá pra tentar ousar e fabricar em casa as calças coloridas da moda, lembrando que o sucesso não é garantido.

Fica Bom?

As peças de roupas tingidas com produtos de boa qualidade com certeza vão ficar com um bom resultado sim. Mas critérios devem ser tomados para que o resultado seja conforme a expectativa. O bom senso deve prevalecer, e óbvio que certas combinações não vão dar certo. De acordo com cada tom de calça é possível tingir a calça com uma cor. Calça jeans clara e calça jeans branca praticamente dá para ser tingida de qualquer cor; essa é uma boa maneira de ter as calças das cores da moda, se for verão coloque cores alegres como azul, amarelo ou rosa, já no inverno fica lindo o marrom e o bordô.

Já a calça jeans preta mesmo um pouco desbotada não tem como alterar muito a cor, e o ideal é repintar de preto mesmo. Mas essa avaliação do quão desbotada está a calça só você pode fazer.

As calças manchadas de cloro ou água sanitária podem ser tratadas de maneiras diferentes dependendo da localização e tamanho da mancha. Se estiver muito manchada e você optar por tingir de uma cor diferente, como o vermelho, deixe ela de molho no cloro para terminar de desbotar e depois fazer o tingimento. Ou então, use a própria água sanitária para fazer desenhos e manchas estrategicamente localizadas. Há quem deixe a peça de molho parte por parte por tempo diferente para fazer efeito degradê, ou amarrar certas partes e proteger para que quando retirada do cloro ter efeitos diferentes. Mesmo tendo a opção de clarear a calça é difícil dizer que é possível tingir a calça jeans de branco.

E tingir calça azul de preto? Sim, as calças com tom de azul, até mesmo o azul marinho conseguem chegar ao tom preto.

Tingir Calça Jeans

Aprenda a pintar suas calças em casa!

Materiais Necessários

  • 1 pote de tinta de tecido
  • água
  • panela ou caldeirão grande
  • balde
  • colher de pau velha

Passo a Passo

Na hora de tingir, o ideal é seguir as recomendações do fabricante no rótulo da tinta. Assim você tem certeza que está usando o produto do jeito. Mas, de um modo geral, o procedimento é o seguinte:

  1. Lave a peça, torça e separe;
  2. Na panela, coloque água o suficiente para cobrir a calça;
  3. Em outro recipiente, ferva um pouco de água para diluir a tinta;
  4. Coloque a calça na panela grande e depois despeje a tinta diluída;
  5. Mexa bem, para a tinta se misturar na água e entrar em contato com a peça;
  6. Deixe ferver por cerca de 30 minutos, virando a calça de tempos em tempos;
  7. Depois desse tempo, desligue o fogo, retire a roupa e pendure no varal sem torcer nem enxaguar.

Dica: um fixador de cor ajuda a deixar a tinta na roupa por mais tempo. É bem fácil encontrar o produto em supermercados e as instruções de uso dependem da marca. E mesmo usando o fixador, muito cuidado ao lavar a peça, sempre lave separado das outras peças pois no começo é comum soltar um pouco de tinta.

Muito cuidado ao manusear a água quente, existem alguns métodos para tingir a frio e qualquer dificuldade leve para uma lavanderia que faça este tipo de serviço, é preferível pagar um pouco mais mas ter garantia dos resultado.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

1 Comentário em “Calça Jeans Desbotada – Como Tingir?

  1. Antonia Xavier disse em 17/09/2016 às 06:21:

    Eu tinjo todas as minhas calças parecem que estão sempre novas .

Deixe sua opinião “Calça Jeans Desbotada – Como Tingir?