Como socorrer uma pessoa envenenada

Hoje vamos dar uma pausa nas dicas de beleza, casa e culinária, para falar de um outro assunto super importante: noções de primeiros socorros.

Saber um pouco de primeiros socorros é super importante para todos nós. Uma breve noção de salvamento, pode ajudar a salvar uma vida, antes que o socorro profissional chegue para ajudar. Nesse artigo, falaremos sobre envenenamento, e como ajudar uma pessoa que passa por esse problema. Por isso, leia atentamente este post e passe as dicas adiante.

Como ajudar uma vítima de envenenamento?

Quando usamos a palavra “envenenamento”, logo vem à cabeça um crime, ou seja, alguém colocou veneno na comida de outra pessoa para matá-la. Infelizmente, isso pode acontecer, mas é mais comum em filmes e novelas. No nosso dia a dia, podemos nos deparar com envenenamentos acidentais, que acontece quando uma pessoa ingere alguma substância indevida. Pode acontecer principalmente com as crianças.

Então, se você se deparou com uma pessoa envenenada, ou seja, intoxicada por alguma substância tóxica ou venenosa, saiba primeiro o que NÃO se deve fazer:

  • NÃO dar álcool de qualquer espécie.
  • NÃO deixar o envenenado andar. Carregue-o para que não faça esforço, ou o veneno pode ser absorvido mais rápido.
  • NÃO deixe de aquecê-lo, pois isso pode evitar um possível estado de choque.
  • NÃO o faça vomitar, se o veneno for corrosivo, ou se a pessoa estiver sem sentidos.
  • NÃO dar leite, caso não saiba a natureza do tóxico.
  • NÃO dar azeite ou óleo comestível, pois pode acelerar o processo de absorção do veneno.

O que se deve fazer?

veneno

Este é o símbolo do veneno. Muito cuidado ao ver esta caveira!

Uma pessoa envenenada deve ser socorrida rapidamente. Leve-a imediatamente a um pronto-socorro. Se a pessoa estiver inconsciente, não tente dar líquido para que ela beba. Se a vítima estiver consciente, provoque vômito (com exceção dos casos que citaremos abaixo) e faça com que fique acordado até chegar ao pronto-socorro.

Leve um pouco do veneno ingerido ou o seu frasco para que o médico saiba qual o melhor procedimento a ser tomado. Se não tiver nenhum dos dois, leve um pouco do vômito.

Atenção! NÃO provoque vômito se a substância ingerida for uma das seguintes:

  • Ácidos fortes, como ácido sulfúrico, ácido nítrico, etc.
  • Amônia, cal, inseticidas líquidos.
  • Limpadores de esgoto, líquidos de limpeza, líquidos para automóveis e móveis, soda cáustica.

Qualquer uma dessas substâncias, ao retornar em forma de vômito, queimaria a vítima, agravando ainda mais as lesões já provocadas por estes tóxicos. Nesses casos, somente leve a pessoa o mais rápido possível para o pronto-atendimento, tentando fazer com que permaneça acordada.

Como evitar envenenamentos

Agora que você já sabe como ajudar uma pessoa envenenada, aprenda também a evitar que esse acidente aconteça.

Os produtos de limpeza, remédios e outros produtos tóxicos devem ser guardados em lugares altos, longe do alcance de crianças e animais de estimação. Os pequenos são os mais afetados com esse problema, pois não sabem ler e nem têm noção de perigo.

É importante também ficar de olho nos idosos, principalmente com remédios. Uma alta dosagem de certos medicamentos pode causar um envenenamento, ainda mais em idosos e crianças, que têm um sistema imunológico mais frágil.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Como socorrer uma pessoa envenenada