Qual o melhor carro para mulher?

Que o velho e ultrapassado ditado “mulher ao volante perigo constante” já caiu por terra há muito tempo não restam dúvidas. As estatísticas mostram que as mulheres são mais cuidadosas ao volante resultando em um número menor de acidentes que os homens. Fato que leva as seguradoras de carros chegarem a cobrar até 30% mais caro para os motoristas homens, pois sabem que é deles que vem os maiores prejuízos causados pelos acidentes de trânsito e não das mulheres como insistem os machistas.

As mulheres estão cada vez mais independentes e uma ferramenta importante dessa independência é saber dirigir. Mas liberdade maior que saber dirigir é poder dirigir o próprio carro, da sua escolha e pago com o seu dinheiro.

O problema é que ter a habilitação, e o dinheiro muitas mulheres tem, o que as colocam ainda como dependentes de homens, seus maridos, pais, irmãos, amigos e outros é na hora da escolha do carro. As mulheres alegam não entender de motor, de marca, acessórios e itens opcionais e acabam tendo que pedir aquela ajudinha dos homens na hora da decisão de comprar um carro. Claro que opinião de quem entende é sempre boa, mas a sensação de impotência no poder de decisão não é agradável.

É óbvio que existem carros e carros, de todos os valores, marcas, modelos e conforto e outras coisas, e há opcionais que não serão possíveis em carros muito inferiores mas dentro do poder econômico de cada uma é possível escolher o melhor e principalmente, o que lhe agrada.

Vão aqui então algumas dicas para levar em conta na hora de comprar o carro.

Começando pela cor

No trânsito, seu carro é sua segunda casa

Os homens alegam que na hora de escolher um carro deve ser levado em conta muitas coisas mas que a cor não deve ser considerada, a não ser para escolher cores mais usuais e que sejam fáceis de revenda. Mas convenhamos que se as mulheres estão sempre antenadas às cores da moda, da estação, do esmalte, do sapato e da bolsa, porque ela tem que andar num carro cinza já que é mais fácil revender, sendo que está comprando o carro para uso e não para revenda? Então, se a primeira coisa que lhe vem à cabeça quando pensa num carro é a cor dele, tudo bem, você pode escolher a cor que quiser.

Gastos

Escolhida a cor você tem que pensar qual o valor que pode gastar, o ideal é que compre à vista pois todo financiamento precisa ser bem estudado para que não se torne uma dívida difícil de pagar. Então, faça as contas e chegue ao teto máximo que poderá gastar na compra do carro, nessa hora é importante ter os pés no chão e não extrapolar o limite do valor que cabe no seu bolso. Além de pensar no valor do carro, ou das prestações, tem que se levar em conta as despesas que vem junto com seu carro, como seguro, IPVA e gasto com combustível, se é um carro mais econômico ou não. Lembre-se que ainda tem gastos com manutenção e até mesmo estacionamento que não é nada barato.

Motor

A potência do motor também é um ponto a considerar, carros mais potentes garantem mais segurança ao dirigir, pois você sente mais confiança nele, por exemplo em ultrapassagens, mas são também mais beberrões e o gasto de combustível pode ficar alto. Os carros 1.0 são bem mais econômicos mas em cidades com muitas ladeiras por exemplo podem ser um suplício, e esforçar o motor fará com que ele gaste mais não sendo econômico como previa, nestes casos um motor 1.4 será bem melhor.

Categoria do carro

Pense então no uso que fará do carro, se é para deslocamento em cidade apenas, se fará longas viagens, se estará sempre sozinha ou se o carro provavelmente vai andar cheio, assim você pode decidir sobre o tamanho, espaço interno, se esportivo, utilitário tradicional ou os queridinhos SUV (Sport Utility Vehicle) – veículo utilitário esportivo, que além de ser utilitário como uma caminhonete ainda tem todo o conforto de um carro de passeio.
Um dado importante a observar é a visibilidade do carro. Alguns carros são muito bonitos, parecem confortáveis, mas ao dirigir você percebe que não tem uma boa visibilidade, tanto da frente quanto dos lados ou pelo vidro traseiro. Alguns tem mais chances de ter pontos cegos também. Isso é muito importante na segurança ao dirigir, então é bom ficar atenta à isso.
Quando se identificar com um carro, avalie a possibilidade de escolher um da mesma categoria dele, mas de outras marcas, talvez o que você achava que estava bom pode ficar melhor ainda numa comparação entre marcas.
Outro ponto a se considerar é a opção de um semi-novo ao invés de um zero quilômetro, é possível que com o dinheiro de um zero você possa comprar um semi-novo numa categoria superior ao que pretendia. E conforto é sempre bom.
Sempre que possível faça test drive, experimente os carros e preste atenção em detalhes como espaço interno, regulagem de bancos e volante, o que permite uma melhor acomodação na hora de dirigir, observe a altura e largura do carro, veja se é compatível com sua garagem.
Quanto mais itens de segurança melhor, airbags, freios ABS, e uma importante observação pouco levada em conta, observe se as lanternas de setas, luz de freio e luz de ré se destacam bastante, algumas lanternas não são tão chamativas o que pode não facilitar a visualização de suas intenções de manobra aos outros motoristas da via, favorecendo acidentes.
Um item que além de ser confortável garante segurança também são os câmbios automáticos. Eles te deixam menos tensa ao volante sem medo daquele morro e do carro voltar. Se tiver como optar, escolha estes aos manuais.
E claro, não compre o carro no calor da emoção. Não feche o negócio sem antes esfriar a cabeça e saber que realmente está fazendo um bom negócio.
No mais, é escolher o carro de acordo com sua conveniência, se não gosta de manobrar, opte por carros menores, pois será mais fácil encontrar vagas; se precisa de carro que caibam carrinhos de bebê, observe bem o porta-malas; e por aí vai. Pense em você, no que te agrada, no que pode comprar e no conforto; esse você merece!
Alguns carros são mais queridos pelas mulheres, abaixo uma lista dos preferidos das brasileiras. Escolha o seu, boa compra e nos vemos por aí!

Honda – Fit/ CR-V
Fiat – Novo Uno/Punto/500
Ford – Eco Sport/ Ka
Cintöen – C3/C4 Picasso
VW – Fox/Up!
Kia – Soul
Renault – Sandero


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Qual o melhor carro para mulher?