Como Descolorir os Cabelos Com Água Oxigenada?

Descolorir os cabelos é algo que costuma assustar as mulheres, porque o procedimento sempre pode danificar os fios. No entanto, quem quer fazer mechas ou clarear o tom dos cabelos precisa usar algum tipo de descolorante.

Uma das formas mais comuns é usando a água oxigenada, que ajuda no processo de descoloração. Recentemente falamos sobre o Dekapcolor, que remove as camadas de tintura sobre o fio. Com a água oxigenada, a coloração natural do cabelo também é alterada, clareando até mesmo os fios virgens.

Água oxigenada descolore os fios?

Sozinha a água oxigenada não é capaz de descolorir. Por conter amônia, a água oxigenada quebra a queratina dos cabelos facilitando a remoção da pigmentação. Assim, a aplicação clareia os fios, mas também altera sua estrutura. Para que a água oxigenada funcione, é preciso preparar uma mistura com pó descolorante. As quantidades vão variar conforme a coloração dos fios e a necessidade de clareamento. Na embalagem do pó descolorante é possível verificar a quantidade adequada de ambos os produtos e o volume da água oxigenada.

Atenção: se o seu cabelo ficar elástico após a aplicação da água oxigenada + colorante, é fundamental tratar os fios antes de aplicar qualquer tipo de química. Como dissemos, a mistura altera a estrutura do cabelo, que pode cair ou se quebrar se as agressões persistirem. Por isso o processo deve ser feito com cuidado e, de preferência, com o acompanhamento de um cabeleireiro.

Água Oxigenada

Gwen Stefani com cabelos claríssimos

Qual volume de água oxigenada usar?

No mercado existem água oxigenada de diferentes volumes, o que representa, na verdade, a concentração do produto. Assim, a água oxigenada de 10 volumes tem menos potencial para agredir os fios, enquanto a de 40 volumes pode ser bem mais danosa. Por outro lado, quanto maior for a concentração, melhor será o efeito do clareador do produto. O ideal, portanto, é encontrar um meio termo para não correr riscos ao usar a água oxigenada. Entenda a diferença entre os volumes;

  • Água oxigenada de 10 volumes: é a versão com oxidação mais baixa, ou seja, não é muito agressiva para os fios. Quem quer clarear os cabelos em apenas 1 tom pode usar a água oxigenada de 10 volumes, mas para clareamentos mais intensos ela não funcionará;
  • Água oxigenada de 20 volumes: de um modo geral, essa é o tipo de água oxigenada mais utilizada. Ela serve para coloração de cabelos brancos com tintura, reflexos e também para clarear os fios em até 2 tons. Se o cabelo for muito escuro, é melhor apostar em uma volumagem mais elevada;
  • Água oxigenada de 30 volumes: quando passamos para o volume 30, o nível de oxidação é mair, elevando o risco na aplicação. Essa versão é indicada para clarear os fios até 3 tons, sobretudo se a cor original for castanha;
  • Água oxigenada de 40 volumes: essa volumagem é bastante forte, tendendo a deixar os fios elásticos e enfraquecidos. Por isso, o ideal é que ela seja sempre aplicada por um profissional que possa tratar dos fios após o uso. Ela é indicada para quem quer deixar os cabelos claríssimos, ou seja, até 4 tons abaixo do original.

Ao usar qualquer um desses produtos, é importante ler atentamente ao rótulo, fazer os testes de alergia e, sempre que possível, consultar um profissional.


Pesquisar
Custom Search

Deixe sua opinião “Como Descolorir os Cabelos Com Água Oxigenada?