Como acabar com mancha de esmalte nas unhas

Cuidar das unhas está entre uma das coisas preferidas das mulheres. Além da questão de higiene, as unhas definem o estilo da pessoa também. Há quem goste delas bem aparadas, outras preferem usá-las compridas. Uma boa cuticulagem e esmaltação garantem mãos bonitas em qualquer pessoa, inclusive nos homens. Mas o hábito de usar esmaltes diariamente pode acabar impedindo a oxigenação das unhas, ou seja, “as unhas não respiram”, e pode gerar além de fungos, um aspecto feio, com manchas brancas sobre as unhas.

Independente do seu estilo, as unhas devem ser sempre bem cuidadas. E no caso de quem usa unhas postiças, ou faz alongamento com gel, o cuidado tem que ser ainda maior, pelo fato de ter mais camadas sobre as unhas além do esmalte.

A recomendação é que se evite usar esmaltes nas unhas em todas as vezes que for à manicure. No entanto, essa é uma recomendação difícil de ser seguida por algumas pessoas. Sendo assim, o ideal é que ao menos um dia antes de retornar ao salão, você mesma tire o esmalte em casa para dar um descanso de pelo menos 24h para suas unhas.

Quando ficamos muito tempo com um esmalte, é natural que ao remover o esmalte surjam manchas brancas sobre as unhas. Alguns removedores de esmalte que não contém acetona descrevem em seu rótulo que não deixam essas manchas. No entanto, muitas vezes nem mesmo o melhor removedor pode resolver essa situação.

Como remover as manchas nas unhas

oleo lixa unha manchada

Lixa e óleo é tudo que precisa para tirar as manchas brancas da unha

Mas tem uma dica muito simples que funciona bem na remoção completa das manchas brancas. Siga abaixo o passo a passo.

Remova o esmalte velho com acetona ou removedor, e auxílio de um algodão. Passe algum óleo que tenha em casa. Pode ser até mesmo óleo reparador de fios de cabelo. Pode ser óleo de coco, óleo de massagem, qualquer tipo. Deixe a unha absorver por alguns instantes.

Lixe com uma lixa fina suavemente sobre as manchas para que haja a remoção completa delas. Muito cuidado para não lixar com força e acabar machucando as unhas. O ideal é usar uma lixa velha onde não tenha mais tanto atrito.

Pronto, só lavar e deixar a unha respirar por 24h até passar novamente o esmalte.

Como evitar manchas?

Para prevenir fungos e micoses, uma dica é vez ou outra passar um pouco de água sanitária com uma haste flexível sobre as unhas dos pés. A água sanitária mata fungos e germes e é capaz de acabar até mesmo com micoses que deixam as unhas fracas e quebradiças, além de deixar a base das unhas (chamado sabugo da unha) com aspecto de podre.

Outro problema que acaba agravando a situação das manchas nas unhas é que afim de esconder as manchas das unhas, muitas pessoas optam por passar esmaltes escuros para ter uma cobertura total da mancha, uma vez que os esmaltes claros e transparentes não conseguem tampar essas indesejáveis manchas. No entanto, o hábito de passar esmalte escuro muitas vezes, não vai resolver o problema e vai criar outro que é deixar as unhas amareladas devido à pigmentação dos esmaltes que contêm muitos tipos de corantes.

Para evitar as unhas amarelas, intercale as cores dos esmaltes de claro e escuro a cada duas semanas e use sempre uma boa base antes do esmalte. Dê preferência para as bases fortificantes. Outra causa para unhas amarelas é a fumaça do cigarro, nas mãos dos fumantes. Neste caso, não há outra opção senão a de parar de fumar, a saúde das unhas agradece e saúde como um todo.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Como acabar com mancha de esmalte nas unhas