O que é cronograma capilar? Como fazer?

Vamos cuidar dos Cabelos?? Sim!

Hoje vamos definir e ensinar sobre Cronograma Capilar, o queridinho das mulheres na hora de recuperar fios que estão sem vida, danificados e deixar os cabelos incríveis, o cabelo dos sonhos. A exposição a procedimentos nocivos, como por exemplo, chapinha, tinturas, alisamentos, químicas em geral, fazem com que os nossos cabelos percam nutrientes, perdendo também o brilho, a macies e a beleza natural dos fios.

Com o Cronograma Capilar feito da forma correta, seguindo todos os passos, você pode conseguir que seu cabelo se recupere e fique ainda mais belo. É importante ressaltar que, não existe milagre, é preciso ter muita paciência e perseverança nesta saga, mas é super possível notar resultados desde o primeiro procedimentos, isto vai depender de qual é a situação inicial do seu cabelo.

Claro que, quanto mais danificado, mais tempo você vai precisar para que o tratamento dê resultado mas, em média, dentro de um mês, ou seja semanas de tratamento, você já conseguirá perceber melhoras significativas, e o melhor é que, pra isto, você não precisa gastar fortunas com tratamentos em salão de beleza, você consegue realizar esta proeza em casa mesmo.

Então… deixa de conversa e vamos lá aprender.

O Que É Cronograma Capilar?

Cronograma Capilar nada mais é do que uma agenda de rotinas de tratamentos que você vai seguir, intercalando os três principais tipos de tratamentos: Hidratação, nutrição e reconstrução. Cada um dos tratamentos tem uma finalidade especifica, estes tratamentos juntos vão devolver para os cabelos tudo que eles perderam ao longo do tempo.

Hidratação

A hidratação é o tratamento capilar mais popular entre todos. Sempre que pensamos em cuidados com os nossos cabelos, pensamos logo em hidratar. A hidratação é necessária em todos os tipos de cabelo e é o principal passo do cronograma capilar, tem como função repor a água e vários nutrientes que os cabelos perdem diariamente, fazendo com que eles fiquem com muito frizz, sem brilho, com aspecto bem ressecado.

Principais Ativos Para Hidratação dos cabelos

  • D-Pantenol: Hidratação prolongada.

Você pode utilizar mascaras de hidratação a base de frutas, elas são ótimas para hidratar os cabelos.

Nutrição

A nutrição é responsável por repor os lipídios dos cabelos que, nada mais é que os óleos e gorduras. Estes óleos são produzidos por glândulas sebáceas do couro cabeludo e tem como função proteger os fios, dando macies, brilho, alinhando as cutículas dos fios.

A nutrição faz com que os fios fiquem protegidos maleáveis e com aspecto bem saudável. Geralmente os cabelos cacheados e crespos tem mais necessidade de nutrição pois, são mais propensos ao ressecamento. Isto devido a curvatura dos fios ser um obstáculo para a oleosidade do couro cabeludo alcançar o comprimento e as pontas do cabelo

Principais Ativos Para Nutrição dos cabelos

  • óleo de coco: Rico em Vitamina E e ácidos graxos
  • Azeite de oliva extra virgem:
  • Óleo de Rícino: Fortalecedor, auxilia no combate a queda por quebra

Você pode usar mascaras de nutrição que tem em sua fórmula óleos, manteigas ou fazer umectação com óleos vegetais, banhando os cabelos com óleo de sua preferencia antes da lavagem. É recomendado fazer umectação noturna, dormindo com os cabelos embebecidos em óleo e lavando no dia seguinte.

Reconstrução

Este passo do cronograma alcança mais aquelas pessoas que fazem uso de muitas químicas nos cabelos, o que pode fazer com que os cabelos fiquem quebradiços, finos e porosos. A reconstrução, como o próprio nome diz, tem a função de restaurar, reconstruir a fibra capilar. Nesta etapa repõe-se as proteínas dos fios, principalmente a Queratina.

A reconstrução é a etapa mais forte do tratamento, devendo ser repetida menos vezes, de acordo com a real necessidade do cabelo. Esta etapa é realmente necessária apenas para fios extremamente danificados, elásticos, quebradiços que precisam recuperar massa capilar perdida, estes tipos de cabelos devem passar pela reconstrução capilar uma vez por semana. Se este não for o caso deve se repetir esta etapa de 1 a no máximo duas vezes a cada mês.

Principais Ativos Para Nutrição dos cabelos

  • Colágeno: Retém a água, mantém a forma dos cachos e previne queda.
  • Queratina: Repõe proteína do cabelo.

Pode-se usar mascaras de reconstrução a base de queratina, que tenha em sua composição como principal composto a queratina, ou aplicar a queratina liquida nos cabelos.

Como Fazer o Cronograma Capilar?

Bom, agora que você já entendeu o que é Cronograma Capilar, quais são suas etapas e quais os ingredientes indicados para cada etapa, vamos aprender a fazer o Cronograma Capilar. Na verdade é simples!

Como já dito anteriormente você deve conhecer o seu cabelo e as necessidades dele. Vou deixar pra você uma agenda, é um cronograma oficial, básico, você poderá segui-lo ou personalizar pois o interessante é que esta agenda seja personalizada, já que o cronograma deve atender a necessidade de cada cabelo, se mais ou menos danificado.

Esta é uma agenda básica para quem lava os cabelos 3 vezes na semana.

Agenda Cronograma capilar

Esta agenda é básica para quem lava os cabelos 2 vezes na semana.

Cronograma cpilar 2

OBS: É preciso respeitar o tempo entre um tratamento e outro para que o cabelo absorva os nutrientes entregues a ele, sendo assim, o tempo mínimo entre um procedimento e outro deve ser de 48 horas, caso este tempo não seja respeitado, os resultados podem não ser satisfatórios.

Espero que vocês tenham gostado! Deixe seu comentário por aqui, conte nos o resultado do cronograma nos seus cabelos e nos enviem também dúvidas se houver.

Até mais!

 


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “O que é cronograma capilar? Como fazer?