Anticoncepcionais podem ser perigosos?
Pílulas anticoncepcionais são comprimidos que contêm hormônios químicos, semelhantes aos hormônios naturais do corpo feminino. Esses hormônios são o estrogênio e progestágeno. Algumas pílulas são feitas a partir da combinação dos dois hormônios, mas algumas, as minipílulas, são feitas somente com o progestágeno.
Pra que servem os anticoncepcionais?
Estas pílulas são usadas pela maioria das mulheres em idade adulta ou na adolescência, por trazerem inúmeros benefícios para o corpo. Os hormônios presentes nesses comprimidos ajudam a regular o ciclo menstrual, controlar o aparecimento de acnes e pelos em excesso, previnem também algumas doenças como câncer de endométrio, câncer de ovário, cistos de ovário e doença inflamatória pélvica.
Além disso, o uso contínuo dos anticoncepcionais previne a gravidez ectópica, que é uma gravidez fora do útero, problema que pode trazer graves danos à mulher.
Mulheres que sofrem com cólicas menstruais, TPM, fluxo menstrual intenso e demorado, também utilizam dos anticoncepcionais como forma de controlar os sintomas.
Mas acredito que a principal função dessas pílulas, e o motivo pelo qual a maioria das mulheres usa, é para evitar a gravidez. Durante o uso desses comprimidos (se tomados diariamente e em horários regulares), não ocorre a ovulação, tornando inviável uma possível gravidez.
Hoje em dia, este é um dos métodos mais usados para se evitar uma gestação, principalmente entre as mulheres casadas, que ainda têm dificuldade em convencer seus maridos a usarem o preservativo como método contraceptivo. Isto é um erro, pois a pílula não previne as DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis). O único método contraceptivo que previne essas doenças é o preservativo, que pode ser masculino ou feminino.
Mas diante de tantos benefícios, eu me pergunto: essas pílulas causam algum mal para a saúde das mulheres? Vejamos a seguir!

As pílulas nos ajudam, mas podem causar alguns problemas também
Malefícios dos Anticoncepcionais
Como já descrevemos aqui, as pílulas têm a função de ajudar as mulheres em diversos problemas relacionados à saúde feminina. Mas tem alguma contraindicação? Infelizmente, a resposta é sim! Estes comprimidos podem trazer alguns problemas para as mulheres que o utilizam por muito tempo.
O problema mais comum é a retenção de líquidos, que causa inchaços, principalmente na região abdominal e nas pernas. Algumas mulheres chegam a sentir dores nas pernas, e o problema pode até evoluir para uma trombose.
Outro problema causado pelo uso contínuo de anticoncepcionais são as dores de cabeça, cansaço e irritabilidade. Esses incômodos podem acarretar a falta de libido (desejo sexual). Se esses problemas estão recorrentes em sua vida, repense o uso desses contraceptivos.
O ganho de peso também está entre os malefícios causados por esses comprimidos. Este problema pode estar relacionado também à retenção de líquidos, que já foi dita.
Nos primeiros meses de uso, algumas mulheres sentem náuseas. Algumas chegam a ter vômitos e precisam até trocar a marca do anticoncepcional.
Depois de tantas informações, é importante que você avalie se tem algum incômodo gerado pelo uso desse contraceptivo. Se sim, procure seu ginecologista, e converse cobre o melhor método para você. Cada mulher é diferente e única, por isso não siga dicas de amigas ou até mesmo da internet, sem orientação médica. Nossa função é orientar sobre os possíveis males e sintomas, mas jamais fazemos diagnósticos. Isto só pode ser feito por um especialista.
