Bem Casado X Bem Vivido: Qual A Diferença? Veja A Receita
O Bem Casado, doce originado na Europa entre o século XVII e XX, sofreu várias alterações com o passar dos anos, contando, é claro, com a criatividade do povo brasileiro, não é? Doce tradicional para presentear os convidados em festas de Casamento, o Bem Casado é um doce de textura suave e macia, recheado por um delicioso Doce de Leite.
Sempre bem ornamentado com embalagens que chamam muito a atenção pela beleza e, além de tudo isto, carregado de significado, este doce ganhou lugar também para celebrar várias outras ocasiões como por exemplo, na comemorações de formaturas, aniversários em geral mas, principalmente aniversários de 15 anos.
A versão do deste doce servida nestas ocasiões, precisava de um nome diferente, é claro! neste caso o Bem Casado virou Bem Vivido. Utilizado para presentear os convidados de festas de aniversário, conforme dito anteriormente, assim como o bem casado tem o significado de um “selo pela cumplicidade e respeito mútuo”, o Bem Vivido também tem significado, ele representa “As bênçãos por mais um ano vivido”.
E qual é a diferença entre o Bem Casado e o Bem Vivido?
Na verdade, não há diferença! trata-se do mesmo doce. É isto! A diferença entre eles se dá na classificação dos mesmos de acordo com a ocasião. As embalagens são bem diferenciadas, lindas e com cores bem chamativas, podem ser temáticas, ajudam muito na decoração da festa.
Vamos deixar aqui uma receita de Bem Casado ou Bem Vivido, como você preferir, de acordo com o seu evento, comemoração, o que vale é usar a criatividade, fazer uma linda embalagem e comemorar o momento.
Para esta receita você irá precisar de:
Ingredientes:
- 6 ovos
- 1 xícara de chá de açúcar
- 1 colher de sopa de açúcar de baunilha
- 1 colherzinha de chá de essência de baunilha
- 1 colherzinha de chá de essência de baunilha
- 1/2 xícara de fécula de batata
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
Modo de Preparo
- Primeiro bata os ovos com os açucares por 10 minutos até dobrarem de volume, demora um pouco para dar o ponto.
- Desligue a batedeira, junte o trigo e a fécula de batata delicadamente, o fermento em pó e a essência
- Misture tudo, vai ficar uma massa bem lisa
- Unte uma forma para pão de ló, forre com papel manteiga
- Unte o papel manteiga e coloque a massa
- Leve para assar em forno pré-aquecido à 180°, por aproximadamente 15 a 20 minutos.
Enquanto a massa esta assando prepare a calda. e para isto você vai precisar de
Ingredientes
- 1 xícara de açúcar refinado com
- 1 xícara de água
Modo de preparo
- Ferva o açúcar refinado com a água, até derreter o açúcar, sem mexer. Esta mistura vai virar uma calda não muito densa.
- Deixe a calda esfriar e ao tirar o pão de ló do forno jogue essa calda em cima.
- Salpique todo ele com açúcar de confeiteiro.
- Deixe por 2 horas
Corte com cortadores ou, se caso você não tiver o cortador próprio, você pode utilizar a boca de um copo as bolachinhas e una uma a outra utilizando o recheio que pode variar do recheio tradicionalíssimo, que é o doce de leite, ou outro de sua preferencia.
Saboreie e comemore!