Receita de Cachorro Quente de Pão Sírio

O pão sírio, khubz adi ou khubz arabi em árabe, é um alimento trazido para o Brasil no século XX pelos imigrante sírio-libaneses. É muito popular em países do Oriente Médio ou que sofreram influências por povos vindos desta região e estudos mostram que é um dos pães mais antigos. É feito com levedura,  possui um sabor bem sutil e que combina bem com recheios e pastas.

Tal pão pode ser armazenado por vários dias, sem perder sua textura, é prático de se achar em supermercados ou fazer e não deixa sensação de empaturramento. Além disso, o pão sírio tem poucas calorias. Enquanto um pão francês tem cerca de 135 calorias, o sírio contém cerca de 70, na mesma quantidade.

É um alimento muito prático, porque pode ser usado de diferentes formas. Com ele, você tem uma massa de pizza crocante e rápida. Basta abri-lo e rechear com os ingredientes de sua preferência para fazer um sanduíche, e, pasmem, dá até mesmo para fazer hot dog com o pão árabe.

A receita é tão simples que você vai se perguntar como nunca pensou nisso antes. Em poucos minutos você terá um cachorro quente diferente, ideal para o lanche das crianças (e também de adultos). Não tem erro. É só anotar os ingredientes e fazer em casa.

Como fazer pão sírio

Primeiro, precisamos saber como fazer o pão sírio, caso sua opção seja cozinha-lo em casa e não compra-lo em algum comércio. Precisaremos de :

  • 1/2 quilo de farinha de trigo
  • 250 ml de água morna
  • 2 colher de açúcar
  • 1/2 colher de sal
  • 50 ml de azeite
  • 7 gramas de fermento biológico seco

Em um recipiente grande, coloque a farinha, açúcar, fermento e sal. Misture bem e coloque o azeite enquanto mexe a massa, para que ela não fique grudada. Após isso, sove a massa bem e coloque a água para que fique bem lisa e macia. Depois de pronta, a divida em 6 bolinhas e as deixem descansando por cerca de 20 minutos para que cresça.

Quando pegar a massa novamente, vai ser perceptível o aumento no tamanho. Abra as bolinhas com o auxílio de alguma ferramenta e leve-as ao forno, pré aquecido e na temperatura máxima.

O pão sírio também pode ser feito na frigideira, o assando por cerca de 2 minutos de cada lado. Também, cada o cachorro quente seja feito em outro dia, pode ser armazenado em cestos, fora da geladeira, tampados ou congelados.

Essa massa irá assar, estourando um pouco na superfície e criando uma superfície mais elevada, como um pequeno envelope. Logo depois que assar, é só deixar esfriar por alguns minutos enquanto prepara-se o recheio do cachorro quente.

Cachorro Quente de Pão Sírio

Cachorro Quente de Pão Sírio

Como fazer molho de cachorro quente?

O molho é comum, como de um cachorro quente normal. Porém, é recomendado que sejam utilizadas salsichas inteiras e pouco extrato de tomate, para que não escorra o molho pelo pão sírio ou o deixe muito molhado. Como foram feitos 6 pães sírios, para essa receita iremos utilizar:

  • 6 salsichas
  • Mussarela fatiada
  • Molho de tomate
  • Cebola
  • Alho
  • Água filtrada
  • Ketchup e maionese

Cozinhe as salsichas em uma panela. Em outra, coloque óleo, doure a cebola e alho. Quando as salsichas estiverem cozidas, escorra a acha e coloque na panela, junto ao alho e cebola. Coloque cerca de 200ml de molho de tomate. Adicione água e deixe cozinhar até que o molho esteja cremoso.

Passe um pouco de molho de tomate em uma das superfícies do pão sírio. Depois, coloque a fatia de queijo, a salsicha e enrole. Para fechar, prenda as duas pontas do pão sírio com um palito de dentes, fazendo uma espécie de costura. Faça isso com os demais pães. Leve ao forno por 10 minutos e sirva com ketchup e mostarda.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Receita de Cachorro Quente de Pão Sírio